Breaking News

Dia de Prevenção de Acidentes de Trabalho Empresas

Empresas paraenses combatem acidentes de trabalho


"Você é sua principal ferramenta de trabalho". Essa é a ideia que norteia a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), lançada em abril deste ano. Nesta segunda-feira (27), o tema volta à pauta com o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, reforçando a importância do uso de proteção coletiva e individual. A Previdência Social registrou em mais de 717 mil acidentes no Brasil, no ano passado. Na Região Norte, o Pará liderou o ranking com 12.149 acidentes. Ainda assim, o número representa uma diminuição em relação a 2013, que teve 12.524 acidentes.

A campanha do MTE faz parte das ações da Estratégia Nacional para Redução de Acidentes do Trabalho, ação criada para reduzir os números negativos gerados pelos ocorridos. Dentro das empresas, pratica-se o desenvolvimento de uma consciência coletiva: todos são responsáveis pela segurança. Principalmente na indústria, colocar a segurança de seus colaboradores deve ser prioridade. Na Alubar, fabricante de vergalhões de liga e cabos elétricos de alumínio, não é diferente. Treinamentos e infraestrutura fazem parte dos procedimentos da empresa, que mantem um programa de palestras, reuniões e treinamentos de acordo com o estabelecido na lei.

De 2012 até agora, a Alubar reduziu 90% do índice de acidentes. Isso demonstra o quanto a data é importante para reforçar o compromisso de todos os colaboradores com a segurança do trabalho, estimulando-os a comunicar atos e condições inseguras. “Os colaboradores são estimulados a levantarem as condições inseguras no ambiente de trabalho por meio da ferramenta ‘Aponte o Risco’. Recebem treinamento nas análises de risco das tarefas, sendo trabalhada a percepção de risco dentro do ambiente ocupacional”, comenta Nuremberg Soria, coordenador do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Alubar.

Na incorporadora e construtora Cyrela, a segurança está em primeiro lugar. Além de ser auditada regularmente pelo Ministério Público do Trabalho, a empresa possui uma assessoria de segurança de trabalho especializada para fiscalizar suas obras e contribuir com orientações para que seus empregados não se acidentem. A boa performance das operações, sem acidentes, também tem impacto positivo na imagem e reputação das empresas, de acordo com a técnica em segurança do trabalho Edinair Guimarães, responsável pela segurança na obra do empreendimento 395 Place, em Belém. A obra da torre de 28 pavimentos começou em 2012 e emprega 170 trabalhadores próprios e contratados.

“A empresa tem o objetivo de ser reconhecida como um bom lugar para se trabalhar e, por isso, adota um rigoroso Programa de Controle de Meio Ambiente do Trabalho, por meio do qual avalia os espaços e identifica os possíveis riscos coletivos e individuais”, explica. A técnica esclarece que além da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), evento obrigatório nas empresas instaladas no Brasil, a Living e a Cyrela investem em um programa educativo com campanhas e palestras internas de segurança. “Nós fazemos parcerias com o Serviço Social da Indústria (SESI) e conscientizamos todos os colaboradores das nossas obras”, acrescenta.

       Segundo o gerente de obra da Cyrela, Guilherme Lemanski, a meta de cada canteiro de obra é que não ocorra nenhum acidente. “Para isso adotamos as medidas apontadas pelos técnicos de segurança do trabalho e investimos no treinamento das equipes. Todo operário, independente da sua formação, recebe treinamento específico para a função que exerce”, diz.

Fonte: Temple Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço