OVOS COM RISCO DE SALMONELAS
Como muitos sabem, o consumo de ovos crus ou mal conservados é uma fonte de uma perigosa doença para o homem: A salmonelose. Ficar doente é muito mais comum do que você pensa. Todos os anos são registrados na Europa 90.000 novos casos desta doença. A salmonela é uma bactéria encontrada no intestino de aves e mamíferos, mas que podem contaminar os alimentos, como ovos e carne de porco. Quem contraiu salmonelose acusa imediatamente sintomas como febre, diarréia e cólicas abdominais.
Consumir ovos no entanto não é, por si só causa danos. Normalmente estão em risco de salmonelas os ovos que permanecem muito tempo na geladeira sem ser consumidos. Mas, mesmo nos casos mais suspeitos, para evitar riscos basta seguir algumas regras básicas. Em primeiro lugar, você deve sempre comprar poucos ovos por vez e verificar a data de validade ou quaisquer lesões na casca.
Longe de outros alimentos, e especialmente de frutas e legumes. Finalmente, devemos evitar de comer ovos crus, a menos que você esteja absolutamente certo de sua origem e validade. Melhor cozinha-los bem e por longo tempo .A coisa melhor seria consumi-los cozidos. Para este fim, a EFSA tem alertado a população sobre a data exata de validade dos ovos. Se essa data fosse estendida por uma semana, o risco de infecção teria um aumento de 40% para os ovos crus e 50% para os ovos pouco cozidos.
Neste ponto, apenas colocando os ovos no refrigerador poderiamos reduzir riscos. Mas se o prazo e a venda fosse alargado para além de três semanas, o risco de contrair salmonelose seria muito elevado e as bactérias não seriam eliminadas, mesmo com o congelamento. A única maneira de limitar os danos, em qualquer caso, é cozinhar os ovos à uma temperatura de, pelo menos, 70 °.
Nenhum comentário
Postar um comentário