A VESPA ASSASSINA CHEGA NA EUROPA
É chamada de vespa velutina e já espanta: por causa de seu veneno estão em perigo tanto as abelhas que as pessoas. Mas de onde veio e o que tem de especial esse inseto? O Nigrithorax, este é seu nome científico, vem da China com o nem um pouco tranquilizador apelido de vespa assassina, pois já havia matado até 6 pessoas na vizinha França. É uma vespa menor do que o normal, mas não menos perigosa, mais escura do que as vespas europeias clássicos.
Na Itália, ele já atingiu o Norte: de acordo com os apicultores e é um grande perigo para as abelhas. De fato a vespa velutina as extermina comendo-as enquanto ainda estão vivas, de um modo digno dos piores filmes de terror. Antes as despedaça , em seguida a descasqua, quando eles ainda não estão mortas, e come o músculo do peito.
Mas a Vespa velutina é também um perigo para as pessoas. Há, o caso de um homem francês, que morreu de ser atacado por um enxame que perturbou cortando seu gramado. A Nigrithorax também tem essa peculiaridade: ao contrário de outras vespas que procuram lugares altos ao ninho, ela constrói sua casa em baixo, mesmo ao nível do solo ou nos arbustos.
Por agora além da vítima francesa, houve casos de pessoas atacadas, pois esse inseto é muito mais agressivo do que outros tipos de vespas, mas sem mortes registradas, felizmente. Na verdade, a sua natureza letal depende de ser mais ou menos alérgicos ao veneno de vespas e marimbondos. Mas como combatê-la? Na França, estão tentando desenvolver um antídoto natural, com um inseto capaz de derrotá-lo, enquanto na Itália está trabalhando com um radar harmónico: um radar é instalado em uma vespa, que uma vez que volta para o ninho permite de localiza-lo e destruir todas as outras vespas.
Nenhum comentário
Postar um comentário