Breaking News

Alerta para segurança de dados: 58% de usuários de serviços em nuvem compartilham senhas

A computação em nuvem é uma realidade pujante.  A tecnologia proporciona mais eficiência ao armazenamento de dados e melhora a produtividade e a capacidade competitiva das empresas, que conseguem pagar exatamente pelo software que precisam usar.  Mas engana-se quem imagina que informações em Cloud não precisam de gestão.  Segundo a Pesquisa Global sobre Software, concluída este ano pela BSA| Software Alliance, organização global que defende o setor de softwares contra a pirataria, realizada em 32 mercados, entre eles o Brasil, 58% dos usuários da tecnologia Cloud compartilham credenciais que garantem acesso aos serviços de software comercial em nuvem. E mais de um, em cada dez, revelou que compartilha as informações com pessoas fora do ambiente de trabalho. Dentro deste grupo, 72% indicaram que já fizeram isso mais de uma vez. O estudo mostra que parte do problema do compartilhamento de credenciais relaciona-se à falta de orientação e à ausência de politicas formais nas empresas para o uso do serviço em Cloud: 42% dos participantes do estudo revelaram que as empresas onde trabalham não possuem tais regras. “A nuvem precisa de gestão corporativa, ou seja, políticas para a aprovação de fornecedores de serviços em nuvem e que definam seu uso de forma segura. Compartilhar senhas e logins fragiliza a segurança da informação”, diz Antônio Eduardo Mendes da Silva (“Pitanga”), Country Manager da BSA para o Brasil.

“Um programa de gestão de ativos software (SAM) eficiente pode não somente definir as métricas para a compra de softwares em nuvem, de maneira segura, como também monitorar as provisões de licenciamento e o número de usuários que acessam o serviço”, completa Pitanga.  Além de reduzir e prevenir ameaças digitais, o estudo da BSA mostrou que a implementação de um programa SAM pode gerar economias da ordem de 25%, por meio da eliminação de ineficiências, como a hospedagem de softwares desnecessários.

Sobre a BSA | The Software Alliance

A BSA | The Software Alliance (www.bsa.org) é a maior defensora do setor global de software perante governos e no mercado internacional. Seus membros incluem algumas das empresas mais inovadoras do mundo, que criam soluções de software que impulsionam a economia e aumentam a qualidade da vida moderna. Com sede em Washington, DC, e operações em mais de 60 países, a BSA é pioneira em programas de conformidade que promovem o uso legal de software e defende políticas públicas que incentivem a inovação em tecnologia e impulsionem o crescimento da economia digital.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço