Breaking News

FEI abre discussão sobre o futuro e prepara estudantes para 2050


Centro Universitário FEI prepara evento que fará parte de uma agenda mundial e reunirá personalidades, executivos de empresas, jornalistas, professores e alunos para discutir os grandes desafios do futuro
·     Congresso de Inovação e Megatendências 2016 – Os grandes desafios do futuro – Megatendências 2050, Inovações e Internet das Coisas” ocorre entre os dias 10 e 14 de outubro no campus em São Bernardo do Campo
·      O objetivo é trabalhar na alta qualificação para que alunos sejam solucionadores de problemas, planejando e propondo soluções sociais e tecnológicas alinhadas aos grandes desafios do futuro.

São Paulo, setembro de 2016 – De acordo com estudo recente realizado pela CNI, sobre a Indústria 4.0, a falta de colaboradores qualificados é apontada por 30% das empresas como uma barreira para acelerar a adoção de tecnologias digitais no país. Com esses números vêm à tona uma grande discussão: o que será do futuro do Brasil se não valorizamos a educação e orientarmos nossos alunos para serem solucionadores dos grandes temas do futuro?? Ou o que aconteceria se hoje, com tantas inovações tecnológicas, de que maneira estaremos melhorando a nossa condição de viver? Será que teríamos pessoas capacitadas para operar? Ou o que ocorreria com o pessoal não capacitado?

Preocupados com o futuro, o Centro Universitário FEI resolveu reunir personalidades, profissionais de mercado, executivos de empresas, jornalistas e seus próprios professores, pesquisadores e alunos para debater o assunto, promovendo um “Congresso de Inovação e Megatendências 2016 – Os grandes desafios do futuro – Megatendências 2050, Inovações e Internet das Coisas” entre os dias 10 e 14 de outubro, no campus da própria instituição em São Bernardo do Campo. A intenção é trabalhar na alta qualificação para que alunos sejam solucionadores de problemas mal estruturados, planejando e propondo soluções sociais e tecnológicas decorrentes das grandes transformações que a sociedade irá passar. Para o Professor Fabio Prado, reitor do Centro Universitário FEI, “nossa visão inovadora, de priorizar a tecnologia para melhoria da qualidade de vida, orienta cada uma de nossas escolhas e passos institucionais. Esse Congresso é uma ótima oportunidade de olharmos para o futuro, para prepararmos os profissionais sintonizados com esta agenda, aptos a proporem ações inovadoras, assumindo o protagonismo do desenvolvimento das bases científicas e tecnológicas necessárias para suportar as demandas do novo modelo de produção, denominado “indústria 4.0”, explica.

Já estão confirmadas as presenças do jornalista William Waak; Ailton Barberino do Nascimento, da Stefanini; Álvaro Toubes Prata, SETEC/MCTIC; Antonio Lacerda, BASF; Antonio Roberto Batista, FEI; Besaliel Botelho, da Bosch; Christian Lohbauer, BAYER; Edouard Mekhalian, da Kuka; Fábio Lima, FEI; Ingo Plogger, da CEAL (Conselho Empresarial da América Latina); João Carlos Visetti, Trumpf; João Emilio Gonçalves, CNI; João Fernando de Oliveira, USP São Carlos; Luis Otavio Pimentel, INPI; Marcelo Pavanello, FEI, Brasil; Marcos De Marchi, da Elekeiroze e Abiquim; Marcos Troyjo, Universidade de Columbia, EUA; Mauro Kern, EMBRAER; Pe Theodoro Peters, FEI; Pedro Wongtschowski, Grupo ULTRA  e Coordenador MEI; Prof. Dr.Fabio do Prado, FEI; Renato Buselli, Siemens; Roberto Rodrigues, FGV; Silvio Matos, Agência Idealista e FEI; Vagner Barbeta  - IPEI/FEI; Weber Porto, EVONIK e Wilson Zampini, Ottobock. Estas personalidades além de debaterem entre si os grandes temas, estarão participando de mesas redondas com alunos e professores interagindo com sua experiência

Para o Dr. Ingo Plöger, Conselheiro da FEI e Presidente do CEAL, Conselho Empresarial da América Latina, “Este primeiro Congresso fará parte de uma agenda de temas para discussão de desafios mundiais a serem enfrentados por uma sociedade que sofrerá grandes transformações”.



VEJA ABAIXO A GRADE DE PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

2ª feira, 10 de outubro de 2016

8h às 9h – Registro e Wellcome Coffee
9h às 10h30 - Sessão de Abertura
10h45 às 12h45 - IoT transformando nossa maneira de viver
Soluções simples e acessíveis na mão de milhões de pessoas transformam hábitos e formas de viver. Os desafios aos planejadores e executores.

14h às 14h30 - IoT riscos e oportunidades. Seremos mais vulneráveis ou seguros?
BIG DATA é o termo para gestão das grandes mudanças inteligentes de processos futuros. Públicos e privados como vão determinar nossas vidas no futuro. Como o cidadão estará mais seguro e mais vulnerável?


3ª feira – 11 de outubro de 2016

9h às 11h - PANEL 2 - IoT e Sustentabilidade
11h15 às 12h45 - Sustentabilidade e Competitividade 
Paradigmas antagônicos ou transformações e riscos?


5ª feira, 13 de outubro de 2016
9h às 11h - IoT e Qualidade de vida
11h14 às 12h45 - As tecnologias para a qualidade de vida
Paradigmas antagônicos ou transformações e riscos?


6ª feira, 14 de outubro de 2016
9h às 11h - IoT na Conectividade e Mobilidade
11h às 12h45 - IoT e a Indústria 4.0
14h às 18h - Simpósio de Iniciação Científica da FEI – SICFEI – GINÁSIO

Sobre a FEI:
Com 75 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Gestão e Tecnologia. A Instituição já formou mais de 50 mil profissionais, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do país. Mantida pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", a FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

Informações à Imprensa
Core Group (www.coregroup.com.br)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço