Breaking News

Ação de prevenção ao câncer apoiada pelo HRBA beneficia moradores de Belterra

Uma ação conjunta iniciada em 2014 vem beneficiando centenas de moradores que vivem no município de Belterra, no Baixo Amazonas. O programa "Quem procura, cura", de prevenção e detecção precoce do câncer colorretal, já atendeu mais de mil pessoas com idades entre 50 e 70 anos a partir de uma cooperação entre o Hospital Sírio Libanês (com apoio científico), as empresas Boston Scientific e Gastrocom (com equipamentos e acessórios para realização de exames), Diagnósticos da América (com insumos e medicações) e o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), responsável pelo apoio técnico e científico e absorção dos pacientes para tratamento dos casos detectados.

De acordo com o coordenador do serviço de Oncologia do HRBA, Marcos Fortes, que também coordena o programa, o município de Belterra foi escolhido por ter apenas 16 mil habitantes e estar próximo a um centro de referência em oncologia. “Quando idealizamos o projeto, nós queríamos uma população menor para que pudéssemos alcançar o maior número possível de pacientes na faixa etária selecionada pela ação. A proximidade de Belterra com Santarém, onde está localizado o HRBA, facilita tanto o diagnóstico quanto a absorção da demanda pelo hospital”, explica.

Desenvolvido em forma de mutirões, o programa disponibiliza a realização de vários exames que permitem o diagnóstico preciso. São feitas análises parasitológicas, de sangue oculto nas fezes, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, biópsia e polipectomias e análises anátomo-patológicas. “Os pacientes diagnosticados são encaminhados para o HRBA, operados e submetem-se, quando necessário, à quimioterapia. Todos os casos são tratados de forma efetiva”, diz Fortes.

Além de promover uma melhoria na qualidade de vida da população, garantindo boas condições de saúde às pessoas, o programa também se destaca pelo caráter científico. A Diretoria de Ensino e Pesquisa do Hospital Regional busca permanentemente por novas parcerias para desenvolver trabalhos com importância epidemiológica na região”, esclarece o médico do HRBA, Marcos Fortes.

Câncer - Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a doença registra 14 milhões de novos casos e oito milhões de mortes em todo o mundo por ano. Entre homens, os cinco tipos mais comuns da doença são de pulmão, da próstata, colorretal, do estômago e de fígado. Entre as mulheres os cânceres mais comuns são os da mama, colorretal, de pulmão, cérvix e estômago.

Fonte: Hospital Regional do Baixo Amazonas -Dr. Waldemar Penna (Santarém)-HRBA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço