Breaking News

10 passos para se livrar da inflamação por meio da alimentação

Todos sabemos como funciona um processo inflamatório no nosso corpo. As células do nosso organismo lutam para combater uma lesão ou infecção, causando vermelhidão, calor, dor e inchaço na região atingida. Essa é uma resposta natural do nosso corpo, que ajuda a nos curar. Mas, muitas vezes, um processo inflamatório pode acontecer dentro do nosso corpo, onde não conseguimos vê-lo. Por vezes, essa resposta imunológica natural do nosso corpo não é “desligada”, causando o que chamamos de inflamação crônica, uma verdadeira ameaça ao nosso corpo, podendo causar doenças crônicas e obesidade até a síndrome do intestino permeável e doenças metais, como a depressão.

Como não costumamos ter nenhum sintoma de que o nosso organismo está sendo prejudicado pela inflamação crônica interna, uma das medidas que vem sendo adotadas pela população e recomendada por grandes médicos especialistas é a alimentação anti-inflamatória, que promete trazer benefícios perceptíveis em curto prazo.  

No livro Supergenes (editora Alaúde), os médicos Deepak Chopra e Rudolph Tanzi listam uma série de dicas para quem quer levar uma vida mais saudável e seguir uma alimentação que combata a inflamação crônica e trabalhe em prol de um bem-estar radical.

Confira abaixo 10 passos para se livrar da inflamação por meio da alimentação:

1. Acrescente alimentos anti-inflamatórios à sua alimentação, como peixes gordurosos, oleaginosas, sementes, cereais integrais, verduras de folha escura, soja, laticínios com baixo teor de gordura, pimenta, tomate, beterraba, frutas vermelhas, gengibre e cúrcuma, alho e azeite de oliva.

 2. Consuma alimentos prebióticos com fibras solúveis ao café da manhã, como aveia, suco de laranja natural, farelo de cereais, banana e vitaminas de frutas com a casca.

 3. Coma também alimentos probióticos uma vez por dia, como iogurte com lactobacilos vivos, kefir, picles, chucrute e coalhada e missô.

 4. Diminua a bebida alcoólica para uma cerveja ou uma taça de vinho por dia, junto com a refeição.

 5. Dê preferência aos ovos caipiras, que são ricos em ácidos graxos ômega 3, no lugar de ovos de granja.

 6. Coma peixes gordurosos pelo menos duas vezes por semana, como salmão fresco, cavalinha, atum e sardinhas frescas ou de lata.

 7. Escolha alimentos orgânicos, inclusive frango e carne de animais criados sem hormônios.

 8. Limite ou elimine a carne vermelha de sua alimentação.

 9. Reduza drasticamente os alimentos industrializados.

 10. Corte o açúcar refinado e coma apenas frutas e/ou queijos em vez de sobremesas.

O que acha?

Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
Abraços,

Virta Comunicação Corporativa
Bruna Souza
Telefone: (11) 3083-1242
Rua Oscar Freire, 379 – 17º andar conj. 171
Cerqueira Cesar 01426-001
São Paulo - SP

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço