Breaking News

Obra irregular em Área de Preservação Permanente é embargada

Imóvel foi construído para fins comerciais
O imóvel estava sendo erguido ilegalmente ao lado do CAT, em Alter do Chão. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) embargou um imóvel, construído de forma irregular em uma Área de Preservação Permanente (APP) na vila balneária de Alter do Chão. O imóvel estava sendo erguido ao lado do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

De acordo com o fiscal ambiental, Pedro Amazonas, o imóvel foi construído para fins comerciais. “O objetivo do proprietário era de construir um imóvel com vendas de bebidas alcoólicas e alimentos. Embargamos o estabelecimento e notificamos o proprietário para retirar o imóvel do local, caso contrário vamos solicitar ordem de demolição”, explicou.

O órgão deu o prazo de 48 horas para que o proprietário retirasse o imóvel do local, caso a notificação seja desrespeitada, o responsável sofrerá penalidades, através de multa, conforme determina o Artigo 60, da Lei Federal 9.605/98 de crimes ambientais.

COMUNITÁRIOS DE ÁGUA PRETA RECEBEM APOIO DA SEMMA PARA PRESERVAÇÃO DE QUELÔNIOS

Aconteceu na última sexta-feira (16) a soltura de cinco mil quelônios (tracajás, pitiús e tartarugas), na área de reserva ambiental da comunidade Água Preta, na região do Aritapera. A atividade, que é realizada anualmente pelos próprios comunitários, este ano teve a presença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) como parceira do evento.

Para contribuir com a preservação e conservação dos quelônios, o titular da Pasta de Meio Ambiente, Podalyro Neto, ofereceu o apoio do órgão. Segundo ele, a presença do poder público na comunidade é fundamental para o monitoramento e proteção da fauna. Podalyro elogiou o engajamento da comunidade nas questões ambientais.

“Vamos fazer o que tiver ao alcance do órgão e construir uma guarita de fiscalização na própria comunidade, visando diminuir a pressão de crimes ambientais, principalmente na comercialização ilegal de quelônios e pescados. Nossa intenção é aproximar mais ainda o órgão da comunidade. Tivemos a oportunidade de está in loco e observar o esforço da comunidade em preservar o local”, destacou.

A Associação Comunitária de Água Preta pretende realizar um festival baseado na culinária, denominado festival do tracajá. Para o secretário, essa é uma proposta desafiadora que deverá ser debatida entre os órgãos ambientais das esferas estadual e federal.

“De uma maneira informal, a comunidade nos passou o interesse em preservar a espécie e num futuro próximo estabelecer o festival. Esse é um assunto desafiador e não é a Prefeitura que vai aprovar o uso desse recurso natural, mas todos os meio oficiais, principalmente o Ibama, para que agente possa chegar a um resultado. Quando a comunidade protege e ela entende que aquela oportunidade pode ser transformada em preservação, usufruindo financeiramente, como já temos precedentes para outras espécies da fauna aquática, como o pirarucu, o tambaqui, etc., vejo a possibilidade de construção de algo novo e com isso a comunidade pode melhorar a sua qualidade”, observou o secretário.

TELECENTRO DE INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS DE SANTARÉM INICIA INSCRIÇÕES PARA NOVAS TURMAS

O Telecentro de Informação e negócios (TIN), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável – IDS vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento –SEMDE abriu inscrições para novas turmas no período de 19 a 23 de janeiro, no horário de 08h às 14h. Serão disponibilizadas 112 vagas distribuídas em 07 turmas, pela manhã e tarde, nos seguintes cursos: Informática Básica para Jovens e Adultos, Informática Básica para Melhor Idade, Caixa Informatizado (Operador de Caixa), Departamento Pessoal e Designer Gráfico. Os cursos iniciarão no dia 26 de janeiro, com carga horária de 40 h/a.

SAÚDE E BEM ESTAR NO AULÃO DE GINÁSTICA NO PARQUE

Voltou com sucesso total o aulão de ginástica no Parque da Cidade. Cerca de 200 pessoas participaram do primeiro aulão de férias com monitores do programa VidAtiva, da SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer) na rua em frente ao Parque da Cidade na tarde da última sexta-feira.

A partir desta semana, às terças-feiras acontecerá aulão de ginástica na Praça das Flores, a partir das 19h. E às quintas-feiras, o aulão será na rua em frente ao Parque, a partir das 18h30.

ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL É COMEMORADO COM REINAUGURAÇÃO DO TELECENTRO

 Nesta terça-feira (20/01), serão comemorados os 48 anos de fundação da Biblioteca Municipal de Santarém – Paulo Rodrigues dos Santos, administrada pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). Para celebrar esta data será realizada a inauguração do Telecentro, ferramenta usada para pesquisa on line e execução de cursos básicos e de informática. Na ocasião também serão feitas homenagens aos 10 usuários mais antigos, quanto à fidelidade pelo prestígio a leitura do acervo.

ESTRUTURA: A Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos foi fundada em 20 de janeiro de 1967, na época localizada, no antigo Theatro Victória. Em 1975 foi transferida para as dependências da Casa da Cultura. Capacidade: 56 usuários acomodados no salão geral de estudos. Disponibilização de 04 computadores para pesquisa gratuita na internet. Telecentro composto de 10 computadores. O acesso gratuito à internet, por meio do sistema Wi-Fi e a sala lúdica. Estão disponíveis 12.539 títulos, como clássicos, estudos amazônicos, dicionário, a história de Santarém, enciclopédia, folclore, literatura, romances e entre outros.

PROGRAMAÇÃO

Manhã (9h às 11h)

Palestra sobre a história da Biblioteca Municipal;
Exposição sobre as atividades desenvolvidas pela biblioteca no ano de 2014;
Premiação aos usuários que mais emprestaram livros em 2014;
Reinauguração do Telecentro;
Apresentação Musical;
Momento do parabéns.
Tarde (14h às 18h)

Exibição de filmes infantis.
 Mais informações:

 Walteci Nogueira (diretor da Biblioteca Municipal): (93) 99138-7310

Fonte: CCOM/PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço