Governo do Estado entrega ambulâncias do Samu a dez municípios
O serviço de urgência e emergência no interior do Pará foi reforçado com a entrega, na manhã desta sexta-feira, 23, de dez ambulâncias aos municípios de Prainha, Juruti, Santa Maria do Pará, Bannach, Santa Isabel do Pará, Pau D’Arco, Água Azul do Norte, Abaetetuba, e ainda ao 8º Centro Regional de Saúde, com sede em Breves; e ao Hospital Regional de Salinópolis. As ambulâncias de Prainha, Abaetetuba e do Hospital Regional de Salinópolis são de suporte básico e as demais são de remoção.
Com isso, já chega a 92 o número de ambulâncias entregues pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) desde 2011, como parte do Plano Estadual de Atenção Integral às Urgências, em que o Pará tem sido pioneiro no atendimento às recomendações do Ministério Saúde para reforçar a Rede de Urgência e Emergência, que inclui o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Serviço de Resgate Aeromédico, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Hospitais de Urgência e Emergência. É importante lembrar que a Regulação de Urgência e Emergência é uma responsabilidade da Sespa.
De acordo com a secretária estadual de Saúde, Heloísa Guimarães, a Sespa investiu um total de R$ 887.100,00 na aquisição das dez ambulâncias, consideradas essenciais quando se trata do atendimento realizado na primeira hora após a ocorrência dos casos recebidos na rede pública de saúde, a exemplo do Acidente Vascular Cerebral (AVC). “É esse atendimento que garante as maiores chances de cura. Os veículos entregues são adequados para a remoção intra-hospitalar, que é a transferência temporária ou definitiva de pacientes por profissionais de saúde entre ambientes de assistência hospitalar", explica, antecipando que está prevista para junho deste ano a entrega de mais 20 ambulâncias.
Heloísa Guimarães informa que os municípios contemplados com a entrega enviaram ofício solicitando a cessão dos veículos e foram submetidos a estudo prévio por técnicos da Sespa, que levou em conta alguns critérios, sobretudo os demográficos e geográficos, com base em relatos sobre as distâncias já registradas em atendimentos feitos pelas gestões municipais, para avaliar as reais necessidades de cada um. Um exemplo que ilustra bem essa realidade é de Bannach, no sudeste paraense, onde a administração municipal vinha fazendo a remoção de pacientes para Redenção, onde existe o Hospital Regional Público do Araguaia, em carros particulares. “Esse é um dia de agradecimento ao governo estadual, porque finalmente vamos poder atender a uma demanda que vinha sendo muito cobrada pela população”, disse o prefeito de Bannach, Valbetanio Milhomen.
Após a assinatura de documentos de cessão das ambulâncias, entre a secretária Heloisa Guimarães e os representantes dos municípios contemplados, o vice-governador Zequinha Marinho fez um apanhado geral sobre os investimentos do governo estadual na área da Saúde, em especial na rede de hospitais de alta e média complexidade, distribuídos pelas regiões de integração do Pará, incluindo os que estão em construção, como os de Ourilândia do Norte, Parauapebas, Itaituba, Castanhal e o novo Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci, Região Metropolitana de Belém.
A entrega propriamente dita foi realizada no estacionamento do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, com a presença do chefe da Casa Civil da Governadoria, José Megale; do deputado federal eleito pelo Pará, Joaquim Passarinho; dos deputados estaduais Cássio Andrade e Thiago Araújo, e da diretora da Divisão de Patrimônio da Sespa, Maria Inez Rocha. Entre os representantes dos municípios que receberam ambulâncias estavam a diretora do Hospital Regional de Salinópolis, Durvalina Serrão, e Adelson Teixeira, diretor do 8º Centro Regional de Saúde da Sespa, sediado em Breves.
Colaboração: Roberta Vilanova
Fonte: SESPA
Nenhum comentário
Postar um comentário