Breaking News

Em Alter do Chão, casos de hepatite A deixam moradores em alerta


Unidade de Saúde registrou 15 casos suspeitos da doença em janeiro. Divisa informou que dois casos já foram confirmados este ano.

Moradores da vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará, estão preocupados com o número de casos suspeitos de hepatite A registrados em janeiro na Unidade de Saúde da vila. Segundo o médico da unidade, Frederico Galante, somente nos últimos 11 dias, 15 pessoas procuraram o local apresentando os sintomas.

De acordo com Galante, do dia 22 de dezembro de 2014 até sexta-feira (16), 4 casos foram confirmados na vila. Mas o que preocupa é a quantidade de pessoas com os sintomas após esse período. "Pessoas que manifestaram os sintomas foram 14, no período de 09 de janeiro para cá. Elas estão com mal estar, fraqueza, febre leve, dor no corpo e dor no fígado. Quando chegam aqui passam por avaliação clínica e solicitamos o exame de sangue. Se der alguma alteração é pedida a sorologia", explica. Mesmo com os casos informados pelo médico, a Divisão de Vigilância em Sanitária (Divisa), órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém, explicou que somente dois casos tiveram sorologia confirmada este mês.

Segundo os moradores da vila, muitas pessoas mandam cavar poços artesianos em casa com pouca profundidade e próximos a fossas, o que interfere na qualidade da água consumida. Isso, de acordo com o presidente do conselho comunitário de Alter do Chão, Carlos Santos, pode ser uma das causas do problema. "São muitos casos aqui. É preciso de uma ação do município para combater o problema. Foi algo muito rápido e temos propagado bastante a notícia pelos moradores. Já foi feita a análise de água pela Divisa, tanto no rio quanto nas residências e escolas", conta.

Ano e local:  Casos:
2012/ Santarém 
Alter do Chão
54
0
2013/ Santarém
Alter do Chão
45
0
2014/ Santarém
Alter do Chão
104
12
2015/ Santarém
Alter do Chão
03
02
Fonte: Divisa 

De acordo com o coordenador da Divisa, João Alberto Coelho, o trabalho de monitoramento da água é realizado todos os anos tanto em Santarém, quanto na vila balneária, e o último relatório das amostras de água coletadas em escolas, residências, rio e no Lago Verde, apontou que o líquido está contaminado. "A água está contaminada com coliformes fecais ou totais. Só monitoramos á agua. Outras secretarias  precisam agir em conjunto. Não tem banheiro químico na praia, tem gente morando na rua, os esgostos caem no rio, os poços são cavados com pouca profundidade etc", destaca.

Ainda de acordo com o médico de Alter do Chão, o problema é ocasionado pela infraestrutura da vila e a atracação de algumas embarcações. "São as embarcações que ficam na frente da vila, jogando dejetos e casas que tem poço artesiano perto da fossa. Estamos criando campanha de orientação aos moradores e já iniciamos a vacinação nas crianças até 2 anos. Pedimos que os trabalhores que mexem com água, garis e pessoas que trabalham em restaurantes façam os exames. Além de orientar aos moradores a usar  água mineral por enquanto", destaca.

O neto de 17 anos da dona Glória Sousa contraiu a doença, mas não sabe onde adquiriu. "Ele começou a apresentar os sintomas no natal: náuseas, vômitos, febre. Então levamos para unidade de saúde, lá houve a possibildiade de ser hepatite. Fomos fazer exame em um laborátorio de Santarém e no CCZ, então confirmamos que ele estava com a doença.  Agora ele já esta bem melhor, já repetiu os exames e não tem mais risco. Continua em recuperação", declara.

O G1 fez contato com a assessoria de comunicação da Semsa, para saber quais as providências em relação ao assunto, mas até o momento desta publicação não obteve retorno.

Fonte: G1/santarém












Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço