Breaking News

Dilma tem primeira reunião ministerial do segundo mandato nesta terça


Presidente vai reunir os 39 ministros na Granja do Torto, em Brasília. Um dos temas devem ser os esforços do governo para conter gastos.

A presidente Dilma Rousseff vai reunir na tarde desta terça-feira (27) os 39 ministros de sua equipe para a primeira reunião ministerial do segundo mandato. O encontro deve começar no meio da tarde e tem previsão de término no fim da noite.

Na reunião, Dilma fará um pronunciamento de abertura e abrirá espaço para que os ministros exponham metas e ações de cada pasta. De acordo com o Blog do Camarotti, Dilma determinará que todos os ministérios se coloquem em sintonia com o esforço do governo para reduzir gastos. Ministros da área econômica deverão explicar as medidas de ajuste fiscal que estão sendo adotadas.

Leia mais: 

Inicialmente, a reunião estava marcada para o Salão Oval do Palácio do Planalto. Nesta segunda (26), a Secretaria de Imprensa da Presidência informou que a reunião foi transferida para a Granja do Torto, espécie de casa de campo oficial. A Granja  fica nos arredores de Brasília, e a imprensa não tem acesso ao local – geralmente, os jornalistas costumam acompanhar do lado de fora as autoridades que entram e saem.

Desde que iniciou o segundo mandato, Dilma tem mantido encontros semanais com o chamado “núcleo duro” do governo, formado pelos ministros mais próximos e conselheiros políticos. Integram esse grupo Aloizio Mercadante (Casa Civil), Pepe Vargas (Relações Institucionais), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Jaques Wagner (Defesa) e Ricardo Berzoini (Comunicações).

As reuniões ministeriais costumam ocorrer no início de cada ano. Em 2011, quando assumiu a Presidência, Dilma comandou a primeira reunião ministerial no Salão Oval do Planalto. À época, o então ministro da Fazenda Guido Mantega discursou e falou sobre a situação econômica do país. Na ocasião, as fortes chuvas que atingiam a Região Serrana do Rio de Janeiro também foram tema do encontro.

Em julho de 2013, porém, em meio às manifestações populares em diversas cidades do país, Dilma convocou o encontro também para a Granja do Torto, onde discutiu propostas para áreas como saúde, educação, segurança e economia.

Granja do Torto

A Granja do Torto tem características de casa de campo. O nome está relacionado à localização, na Fazenda do Riacho Torto. Quando ocupou a Presidência da República, de 1979 a 1985, o general João Figueiredo residiu na Granja, onde criava cavalos.

Durante a transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva para o da presidente Dilma Rousseff, entre 2010 e 2011, o local foi utilizado como um dos gabinetes de transição, onde havia reuniões entre representantes do então governo e da atual gestão.

Fonte: G1

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço