Emater distribui mudas de banana resistente na Transamazônica
O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Altamira, na Transamazônica, iniciará nesta sexta-feira (16) a retirada das primeiras mudas de variedades melhoradas de banana de uma unidade demonstrativa (ud) instalada ano passado no assentamento Itapuema.
A unidade tem 10 variedades, com resistência à doença sikatoga e mais produtividade, desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e plantadas em meio hectare da propriedade do agricultor Francisco Martins.
O processo de retirada durará pelo menos uma semana e render 300 mudas, a ser distribuídas para 20 famílias de quatro assentamentos vizinhos. Cada família receberá em torno de dez mudas, que, cultivadas de acordo com a orientação da Emater, devem resultar em duzentas depois de um ano.
O objetivo é abastecer a cadeia produtiva de banana da região do Assurini, que é forte principalmente porque as árvores são sombreamento provisório das tradicionais lavouras de cacau e servem de alternativa alimentar e de renda, com tecnologia de melhoramento genético.
De acordo com os extensionistas responsáveis, os técnicos em agropecuária Ademar Rodrigues e Josué Cavalcante, as variedades “garantida”, “caprichosa”, “pacovan”, “conquista” e “vitória” apresentaram melhor performance na unidade.
“A produtividade pode ser até o dobro. Além disso, elas revitalizam o plantio em áreas endêmicas de sikatoga, doença que dizima o bananal e para a qual não há tratamento”, explica Cavalcante.
Fonte: Ascom/Emater Pará
Nenhum comentário
Postar um comentário