POR QUE O JEJUM FAZ BEM?
O jejum é bom para o nosso bem-estar ou ruim para a saúde? Ao contrário do que normalmente tendemos a pensar, às vezes o jejum pode ser bom. É verdade que normalmente estamos acostumados a consumir pelo menos três refeições por dia, mas é igualmente verdade que o jejum - praticado um par de vezes por semana e não mais - pode ter efeitos benéficos sobre o nosso corpo.
Pular algumas refeições, na verdade, contém o risco de desenvolvimento de doença cardíaca, e mais geralmente melhora a resposta imunológica do corpo; também reduz a inflamação: Não só: o jejum aumenta a capacidade das células para expulsar o "lixo", ou seja, produtos residuais resultantes dos processos em que estão envolvidos. Precisamente por esta razão, evitar de comer algumas vezes por mês contrasta e retarda o aparecimento e crescimento de tumores.
É claro que, antes de começar a trabalhar em sua dieta e mudar seu regime alimentar, você deve - como sempre - consultar o seu médico, ou mesmo um nutricionista. O que importa é que, mesmo quando você está de jejum, não desista de água potável, e de preferência, em grandes quantidades.
Parece que o jejum é uma cura especificamente para pessoas com câncer, para pacientes com problemas cardíacos e pessoas que sofrem de diabetes; por outro lado, ainda não foram certificadas quaisquer efeitos benéficos nas pessoas saudáveis.
Vale a pena manter em mente, porém, que um jejum praticado em uma base regular e sob a supervisão de um médico, pode ser benéfico para todo o corpo e, especificamente, para o cérebro, promovendo a formação de novos neurônios. Foi provado por um estudo realizado por Mark Mattson, um cientista americano que publicou os resultados nas revistas especializadas sobre o argumento.
Nenhum comentário
Postar um comentário