Semdetur e Coomflona definem parceria para recuperar CAT de Alter do Chão
O secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., participou de uma reunião, nesta segunda-feira (30), com membros da Cooperativa Mista da Flona do Tapajós (COOMFLONA), Conselho Comunitário, Administração Distrital da Vila de Alter do Chão e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para tratar da reforma e uso do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), de Alter do Chão. A reunião é resultado da visita de trabalho feita pelo secretário, na última quinta-feira (26), a Vila Balneária, ocasião em que ele recebeu dos comunitários as principais demandas sobre investimentos reivindicados pelos moradores para Alter do Chão referentes ao setor de turismo.
Durante o encontro, Valdir Matias Jr. disse que o Poder Público tem todo interesse em revitalizar o espaço e colocá-lo para funcionar o mais breve possível. O coordenador do setor não madeireiro da COOMFLONA, Arimar Feitosa, apresentou ao secretário uma proposta de parceria como contrapartida pelo uso do CAT, uma vez que a entidade pretende expor os produtos produzidos pelos artesãos associados à Coomflona. O ICMBio também contribuirá com a montagem do mobiliário do Centro e disponibilização de informações relacionadas ao turismo. À Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur) caberá a gestão do CAT e o aporte governamental necessário para tornar o local um espaço exclusivo de atendimento aos visitantes.
Ficou acertado que a partir da próxima segunda-feira (6), os serviços de reforma serão iniciados. A COOMFLONA assumirá a mão de obra e fará o serviço de reparos na estrutura de madeira do Centro. Após a conclusão desse serviço, o Município fará a pintura, trocará a parte elétrica e também a colocação dos vidros.
“Essa parceria certamente vai deixar o local mais apropriado para recebermos os turistas que visitam Alter do Chão todos os dias”, disse Mauro Vasconcelos, administrador daVila.
Segundo o secretário, a Prefeitura deverá disponibilizar o espaço para que seja feita a exposição de produtos artesanais da COOMFLONA, conforme solicitou a entidade ao Município, quando propôs a parceria. A autorização do uso do equipamento público será analisada pela PMS.
“Demos um passo importante hoje. O secretário foi bastante solícito e temos certeza que logo, logo, o CAT de Alter do Chão estará em pleno funcionamento”, disse Arimar Feitosa.
O Conselho Comunitário, representado por seu presidente, Carlos Santos, também se colocou à disposição em ajudar no processo de revitalização do espaço.
“Vamos acelerar os serviços já na próxima semana e esperamos colocar em pleno funcionamento o quanto antes este importante centro de atendimento aos nossos visitantes, com serviços relacionados ao turista e produtos genuinamente nossos”, completou Valdir Matias Jr.
Nenhum comentário
Postar um comentário