quinta-feira, 30 de março de 2017

Brasileiros tem procurado cada vez mais alimentos saudáveis


O número de pessoas preocupadas com a alimentação cresceu significativamente nos últimos anos.


No próximo sábado, dia 31 de março, será comemorado o Dia da Saúde e Nutrição no Brasil. E, se tem algo que vem mudando ao longo dos últimos anos é o cardápio da população brasileira e a sua visão com relação a alimentação saudável. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha no ano passado, 56% dos estabelecimentos gastronômicos brasileiros acreditam que seus clientes estão mais interessados no consumo de alimentos saudáveis.

Do total entrevistado na pesquisa, mais da metade (53%), observou um aumento na procura por frutas, 61% disseram que os clientes estão comendo mais legumes e verduras e 65% disseram ter crescido o consumo de sucos naturais nos estabelecimentos. Mas alimentação saudável não se resume a isso, em Curitiba, por exemplo, já existem restaurantes especializados em comida saudável e criativa, como é o caso do Verd & Co, que vai além das frutas e saladas e oferece aos clientes um cardápio completo com as mais variadas opções, que vão de pizzas e hambúrgueres à doces saudáveis.

O objetivo do estabelecimento é desmistificar essa ideia de comida saudável ser sem graça. “Nosso objetivo aqui no Verd & Co é justamente esse, desassociar a comida saudável da ideia de comida sem graça. Nosso restaurante oferece as mais variadas opções que vão do café da manhã ao jantar, os preparos são frescos, saudáveis e saborosos. Nossos clientes tem as mais diversas opções para manter uma dieta equilibrada, saborosa e sem sofrimento”, Germano Bohrer Oppitz, sócio proprietário do Verd & Co.


Atualmente, o Brasil é o quinto no ranking de alimentos e bebidas saudáveis, com um volume de vendas que ultrapassou os US$ 27 bilhões em 2015, é o que diz o levantamento da Euromonitor. O levantamento ainda aponta para um crescimento de mais de 20% do setor para os próximos anos. Para a especialista em alimentação Fabiana Crivano, esse mercado tem se fortalecido justamente por causa dessa mudança de hábitos do brasileiro. “A população tem se preocupado cada dia mais com a saúde, isso faz com que eles busquem novas alternativas para uma vida mais saudável e busquem opções no mercado para isso”, afirma.

Ainda segundo a especialista, o setor, promissor e de extremo potencial, deverá continuar sua expansão este ano. Prova disso, é que grandes empresas vêm procurando investir cada vez mais em produtos de melhor qualidade e mais saudáveis. “Hoje, a procura por alimentos saudáveis cresce três vezes mais, que a por alimentos ditos convencionais, esses dados vêm incentivando empresas a pesquisar e investir nessa área”, detalha.

O aumento no interesse dos brasileiros em adotar um cardápio mais saudável também tem motivado empreendedores a investirem no segmento. É o caso da Fit Food, marca especializada em alimentos saudáveis, que utiliza ingredientes importados para desenvolver produtos exclusivos, funcionais e ricos nutricionalmente. Focada em um nicho de consumidores que busca por refeições mais naturais, e com baixo teor de sódio e gorduras, a marca disponibiliza três linhas de produtos: Massas Funcionais, Massas Sem Glúten e Snacks Saudáveis. Hoje, com menos de um ano no mercado, a Fit Food já está presente em todo o Brasil, com distribuição nas principais redes de varejo e empórios.

Um dos grandes destaques da marca são os biscoitos de arroz, ideais para substituir por exemplo os doces calóricos. As propriedades presentes no arroz, como carboidratos saudáveis, proteínas, vitaminas e minerais, fornecem energia e diversos outros benefícios ao organismo. Além disso, os quatro sabores de biscoitos (arroz integral natural, arroz integral multigrãos, arroz com chocolate ao leite e arroz com chocolate amargo), distribuídos em embalagens de 70g e 10g, contêm fibras que aumentam a sensação de saciedade, contribuindo com o controle de peso.

Formação profissional

Para atender a demanda do mercado e formar mão de obra qualificada, instituições de ensino têm apostado em cursos especiais para o segmento. O curitibano Centro Europeu, principal escola de gastronomia do Brasil, lançou recentemente seu curso de especialização em Cuisine Santé (Cozinha Saúde). A atividade, com duração de quatro meses, tem por objetivo o estudo de um vasto conteúdo relacionado às práticas da alimentação saudável, trabalhando com temas como cozinha funcional, cozinha orgânica, cozinha restritiva, comfort food e pães especiais.

“Nos últimos anos, tem crescido consideravelmente o número de pessoas que buscam uma vida mais saudável por meio da alimentação, consumindo produtos de forma equilibrada e seguindo os princípios da sustentabilidade e da gastronomia responsável. Pensando nisso, chegados ao nosso curso especial, voltados para chefs de cozinha, nutricionistas e gastrônomos, que capacita os participantes com técnicas e conhecimentos que os tornam profissionais diferenciados e sintonizados com as novas exigências do segmento da alimentação. Essa é uma tendência que chegou para ficar”, completa Rogério Gobbi, diretor acadêmico do Centro Europeu.

Fonte: P+G Comunicação Integrada
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