sexta-feira, 17 de março de 2017

Dia Estadual da Mineração no Pará é comemorado em Sessão Solene no Parlamento Estadual



Alepa promove Sessão em homenagem ao Dia da Mineração    

Em comemoração à Semana Estadual da Mineração, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), promoveu, na manhã desta quinta-feira (16/03), uma Sessão Solene para celebrar o Dia Estadual da Mineração no Pará, comemorado no último dia 14/03. A data foi instituída por meio da Lei Estadual 7.603 de 13 de março de 2012, por iniciativa do deputado Raimundo Santos (PEN), atual presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento da Mineração Sustentável no Pará.  O vice-presidente da Frente, o deputado estadual João Chamon Neto(PMDB) e o deputado Gesmar Costa, também prestigiaram a Sessão.

Em seu discurso, Raimundo Santos destacou que a data serve de reflexão para o setor. “A mineração no Pará tem destaque mundial e beneficia muitas empresas e o mercado externo, mas ainda temos muitos desafios como, por exemplo, beneficiar os municípios mineradores e à sociedade”, ressaltou o parlamentar.

Para José Fernando Gomes Júnior, presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), o segmento contribui para o desenvolvimento do Pará, com investimentos significativos.  “A crise ficou nas fronteiras do Pará e o setor minerário vai gerar, até 2021, investimentos em torno de 24 bilhões de dólares. Já geramos mais de 90 mil empregos no Pará. E serão necessários mais 90 mil postos de trabalho para atender a demanda futura, incluindo empresas de pequeno, médio e grande porte”, afirmou o executivo. 

O Gerente de Desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Mineração da Amazônia (Ibram), Raul Porto, falou que o momento representa a união entre o poder público e privado.  “Esse evento significa um grande encontro entre o poder público e privado. Essa união que faz o crescimento do Pará e a aproximação é que vai ditar o futuro que queremos na área de mineração para o nosso Estado”, disse.

O deputado Gesmar Costa, que possui base eleitoral no município de Parauapebas, sede da maior mina de extração mineral do mundo, fez referências ao trabalho do Legislativo na área de mineração. “É uma data importante e o Parlamento está atento a todas as questões que envolvem o setor,  como a Lei Kandir, Novo Código Minerário, entre outras.  Mas acho que falta melhorar muita coisa para comemorar.  Em Parauapebas, por exemplo, extrai-se o produto bruto e não se tem nada de produto com valor agregado”, enfatizou.  

O evento contou com a participação de representantes de órgãos públicos e instituições que desenvolvem atividades na área como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico; Mineração e Energia (Marily Germano); Simineral (José Fernando Gomes Júnior); Ibram (Raul Porto); Fiepa (José Maria Mendonça); Câmara do Comércio e Indústria da Alemanha (Alessandro Colucci) e Sebrae (Fabrício Guaglione).

ALEPA - Dentro da programação da Semana Estadual de Mineração, o Simineral em parceria com a Alepa, abriram a Exposição “Mineração: presente na nossa evolução”, mostra que estará aberta ao público, até o próximo dia 31 de março, no hall do Parlamento Estadual.

A mineração também será tema de um debate com estudantes da rede pública que está programado para acontecer na próxima segunda-feira (20/03), no auditório João Batista, na Assembleia Legislativa do Estado, a partir das 9h.

DATA - 14 de março é uma referência ao ano de 1967, quando iniciou, nesse dia, a pesquisa mineral na região de Carajás. O minério paraense é um dos principais produtos exportados pelo Estado, com grande representatividade na balança comercial.

PARÁ - No Estado existem duas maiores jazidas: a de Oriximiná, que explora bauxita; e a de Serra dos Carajás, localizada em Parauapebas, considerada uma das maiores do planeta na produção de minério de ferro. O Estado do Pará é o segundo que mais recebe investimentos, representa 21,93% no total. O segmento gera, aproximadamente, 290 mil empregos diretos e indiretos e responde por 20% do PIB paraense.

Fonte: AID
Reações:

0 comentários:

Lava jata do gaúcho

Lava jata do gaúcho

Marcadores