Breaking News

Mudanças nas temperaturas são alerta para doenças de outono

Imagem Ilustrativa
DOENÇAS DE OUTONO: CONHEÇA OS PRINCIPAIS SINTOMAS E SAIBA COMO SE PREVENIR
A busca por um especialista antes que uma doença se intensifique pode ajudar a evitar ou tratar os sintomas sem trazer prejuízos à saúde do paciente


Com o fim do verão, a instabilidade das temperaturas associada a fatores como poluição e permanência em ambientes fechados aumenta as chances de pessoas ficarem doentes. Por isso, crises de rinite, sinusite e amigdalite são mais comuns neste período, e o cuidado é fundamental, pois podem se agravar e causar uma complicação maior. Nas crianças, a atenção deve ser redobrada, uma vez que elas têm menor defesa imunológica e, muitas vezes, não conseguem explicar aos pais os sintomas.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a automedicação, que, segundo a otorrinolaringologista da rede de centros médicos dr.consulta Samanta Dall’Agnese, pode agravar os casos e impedir que o paciente investigue mais a fundo o quadro de saúde para receber um tratamento adequado. “Não se atentar aos sintomas é sempre um risco. Uma pessoa que tem crise alérgica com importância, do tipo que interfere nas atividades do dia a dia, trazendo dor de cabeça e congestionamento nasal contínuo, precisa ser avaliada por um especialista”, afirma.

A médica destaca que tratamentos direcionados para rinite podem evitar ou amenizar crises de congestão e desconforto nasal e evitar que o quadro evolua para uma sinusite, por exemplo. No caso das amigdalites, se forem muito frequentes, o profissional e o paciente podem discutir sobre a retirada cirúrgica das amígdalas. Quando bem indicada, a cirurgia é bastante benéfica. A rede dr.consulta oferece cirurgia para retirada de amígdalas e de septoplastia.

SAIBA MAIS:

Principais cuidados para prevenir as doenças de outono

     Lavar o nariz com soro fisiológico pelo menos duas vezes ao dia.
     Deixar os ambientes ventilados. A aglomeração de pessoas em ambientes pouco arejados contribui para a transmissão de bactérias.
     Lavar as mãos frequentemente.
     Higienizar as mãos com álcool em gel.
     Observar os sintomas e, se necessário, procurar um médico. A quem já tem um quadro de obstrução nasal frequente (nariz entupido), recomenda-se buscar a ajuda de um especialista (otorrinolaringologista) para tratar a rinite.

Principais sintomas – Saiba diferenciar as doenças de outono

     Sinusite: nariz com secreção amarelada ou esverdeada, dificuldade para sentir cheiros, tosse com secreção e dores na face. Nesse caso, é recomendado procurar um médico.

     Rinite alérgica: espirro, coriza, nariz entupido e dor de cabeça.

     Amigdalite pode ser de dois tipos:

o      Bacteriana – quadro de saúde mais grave. Muita dor na garganta, dificuldade para engolir, dor no corpo, febre alta e persistente. É fundamental procurar um médico, já que precisa ser tratada com antibióticos e anti-inflamatórios.

o      Viral – dor de menor intensidade e, às vezes, febre baixa.


Caso identifique alguns sintomas de atenção, procure um médico. Vale ressaltar que a rede dr.consulta oferece estrutura e profissionais para consultas com otorrinolaringologistas, exames e cirurgias da especialidade em 29 centros médicos localizados na Grande São Paulo, na região do ABCD e em outras cidades, como Taboão da Serra e Guarulhos. Para mais informações e agendamentos: www.drconsulta.com e (11) 2065-1321, 1325 e 1329. Não é necessário ter plano de saúde para acessar os serviços de dr.consulta.


[+] informações sobre dr.consulta
dr.consulta é uma rede de centros médicos que oferece consultas e exames de forma acessível para famílias sem acesso ao sistema de saúde. Médicos com boa formação, uma concepção de serviços centrada no paciente e o uso inteligente de tecnologia contribuem para uma experiência de atendimento de alta qualidade. Assim, o paciente economiza tempo e recursos e pode alcançar uma vida mais saudável. Fundada em 2011, a rede tem 30 unidades em operação (Sacomã, Jabaquara, São Bernardo do Campo, Nove de Julho, Tatuapé, Diadema, Santo André, Tucuruvi, República, Teodoro Sampaio, Santana, Itaquera, Itaim, Brigadeiro, SP Market, Largo Treze, Barra Funda, Capão Redondo, Brás, Osasco, Penha, Santa Cruz, Centro de Diagnóstico Santa Cruz, Guarulhos, Lapa, Consolação, Mauá, Taboão da Serra, Paraíso e Luz), nas quais é possível agendar com rapidez exames de laboratório ou imagem e consultas em mais de 40 especialidades, como ginecologia, oftalmologia, cardiologia, dermatologia e otorrinolaringologia. O dr.consulta é uma prova de que serviços médicos de qualidade podem estar ao alcance de todos, desafiando a ideia de que a saúde qualificada é algo caro ou inatingível.         
Pelo pioneirismo e pela qualidade de atendimento, o dr.consulta é parte do Projeto Visão de Sucesso – iniciativa da Endeavor que fomenta o empreendedorismo de impacto social. Também recebeu o prêmio Trip Transformadores 2015 pelo trabalho de promover o avanço coletivo e foi reconhecido na categoria Empreendedorismo da premiação “Excelência da Saúde” da revistaHealthcare Management no mesmo ano. Completam a lista de reconhecimento da rede o Prêmio Lide de Empreendedorismo 2015, o Men of the Year da revista GQ Brasil e empresa de Maior Impacto Social no Latam Founders Awards 2016.
Mais informações: www.drconsulta.com

Fonte: drconsulta

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço