Breaking News

Do que é feita a salsicha?


"Leis são como salsichas; é melhor não saber como são feitas". A frase, do chanceler alemão Otto Von Bismarck (1815-1898), se tornou célebre em todo o mundo e ajudou a espalhar o boato de que as salsichas são feitas de ingredientes duvidosos e em ambientes nada limpos. Talvez as coisas fossem assim no tempo de Bismarck, mas hoje em dia, as coisas são bem diferentes. "O processo de produção desse embutido é industrial e segue as normas de higiene do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Pode ter certeza que as empresas que têm certificação não usam ingredientes duvidosos para preencher a salsicha", afirma Marise Rodrigues Pollonio, professora da Área de Carnes e Derivados da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

A matéria-prima da salsicha que vai no cachorro-quente brasileiro são carnes suína, bovina e de frango. Só que nada de carne de primeira - o que entra na composição do alimento são aquelas partes menos nobre, que sobraram da fabricação de outros produtos. Mas o que dá mesmo sabor ao produto são o sal e os temperos, que variam de acordo com o fabricante, mas que costumam ter alho, cebola, pimentas em pó e outras especiarias. Depois, ainda são acrescentados os ingredientes chamados extensores, que têm a função de melhorar a ligação entre a água e as gordura. Na embalagem, eles vêm descritos como proteína de soja, amidos e carragena. Por último, para que o produto tenha maior durabilidade, entram em cena os aditivos, como nitrito de sódio e fosfatos. 

Na primeira etapa de produção, as carnes e a gordura são moídas até formar uma massa bem fina, à qual serão acrescentados os outros ingredientes. Com tudo bem misturado, a massa vai se tornar um "embutido". Ou seja, ela é colocada dentro de um envoltório de plástico, que vai dar o formato ao produto. A salsicha é, então, cozida em banho-maria até atingir 72º. Em seguida, o produto passa por um processo de resfriamento e é retirado das "tripas artificiais". "Nessa etapa, a salsicha pode receber um banho de corante para ficar com uma cor que seja atraente ao consumidor", explica Marise Pollonio. Depois dessa etapa, o produto está pronto para ser embalado e distribuído.

Acima temos essa matéria que nós mostra como é fabricado, mas nesse vídeo logo abaixo nos vemos outra coisa. 

As imagens que vocês irão ver no vídeo são muito forte.


Postar um comentário

Lava jata do gaúcho

Lava jata do gaúcho