Breaking News

Superman - Final

Origens[editar | editar código-fonte]

Superman é originário do planeta Krypton, onde nasceu com o nome de Kal-El, filho de Jor-El e Lara Lor-Van. Seu pai descobriu que o núcleo de Krypton estava instável e assim o planeta estava prestes a se autodestruir quando este chegasse à massa crítica, mas seu apelo para os governantes de Krypton de uma evacuação dos habitantes não foi ouvido. Jor-El então decidiu salvar sua família, construindo diversos foguetes de teste (um dos quais saiu com o animal de estimação da família, Krypto). Quando percebeu que não conseguiria uma nave para todos antes da explosão, decidiu salvar seu filho, colocando o bebê Kal-El em uma pequena nave rumo à Terra, onde o Sol amarelo e menor gravidade lhe dariam superpoderes.
A nave de Kal-El aterrissou no estado americano do Kansas, sendo encontrado pelo casal Jonathan e Martha Kent. Ambos decidiram criar o bebê como seu filho, dando-lhe o nome de Clark. Clark cresceu na fazenda dos Kent próximo à cidade de Smallville, descobrindo habilidades sobre-humanas que os Kent convenceram que seriam bem empregadas no combate ao crime. Eventualmente Clark decidiu manter os poderes em segredo para garantir a segurança da família e amigos, criando a identidade secreta de Superman e um uniforme a partir das roupas encontradas em sua nave. Na vida adulta, Clark se mudou paraMetrópolis e se tornou repórter do Planeta Diário, sob o editor Perry White. No jornal se tornou amigo do fotógrafo Jimmy Olsen e desenvolveu um romance com a colega de trabalho Lois Lane, que frequentemente se tornou alvo dos inimigos de Superman. Seu arquiinimigo é Lex Luthor, um cientista e empresário megalomaníaco que conheceu Clark Kent durante sua adolescência em Smallville, e sua maior fraqueza é akryptonita, um mineral feito dos restos radioativos de Krypton.
Embora Superman seja descrito como "O Último Filho de Krypton", ao longo de sua vida descobriu outros sobreviventes de seu planeta natal. Sua prima Kara Zor-El chegou à Terra em um meteoro de kryptonita e eventualmente assumiu a identidade de Supergirl. O criminoso General Zod foi aprisionado em uma dimensão-prisão, a Zona Fantasma, pouco antes da destruição de Krypton, e se tornou um dos grandes inimigos de Superman após sua libertação. Além disso, toda uma cidade, Kandor, foi miniaturizada e roubada pelo vilão Brainiac antes do planeta explodir.

Evolução da caracterização[editar | editar código-fonte]

Superman, dada a natureza seriada da publicação em quadrinhos e a extensão da existência da personagem, evoluiu como uma personagem conforme suas aventuras se incrementaram.
Os detalhes da origem do Superman, relacionamentos e habilidades mudaram significativamente no decorrer da publicação da personagem, do que é considerada a Era de Ouro dos Quadrinhos até a Era Moderna. Os poderes e vilões foram desenvolvidos na década de 1940, com o Superman desenvolvendo a habilidade de voar em 1941.[43] O personagem descobriu a origem de Krypton em 1949. O conceito foi originalmente estabelecido para o leitor em 1939, nas tiras diárias do Superman[44] Os anos 1960 viram a introdução de um segundo Superman, o Kal-L. A DC estabeleceu um multiverso dentro do universo fictício que suas personagens habitavam. Isto permitiu que personagens publicadas em 1940 existissem ao mesmo tempo que suas contrapartes atualizadas publicadas na década de 1960. Isto foi explicado para o leitor através da noção de que dois grupos de personagens habitavam terras paralelas. O Superman da Terra 2 foi introduzido para explicar ao leitor como o Superman era membro tanto do grupo de super-heróis da década de 1940 Sociedade da Justiça da América quanto do grupo da década de 1960 Liga da Justiça da América..[45]
Os anos 1980 viram radicais revisões da personagem. DC Comics decidiu remover o multiverso de modo a simplificar sua linha de quadrinhos. Isso levou a toda história das personagens DC ser reescrita, incluindo Superman, em sequência ao primeiro grande evento (crossover) da história dos quadrinhos, chamado de Crise nas Infinitas Terras. Após esta maxissérie em 12 partes, John Byrne reescreveu Superman, removendo várias convenções estabelecidas e personagens da continuidade, incluindo Superboy e Supergirl. Byrne também restabeleceu os pais adotivos do Superman como personagens[46] Na continuidade anterior, as personagens haviam morrido cedo na vida do Superman (na época em que Clark Kent era um estudante colegial).
Os anos 1990 viram Superman ser assassinado por um vilão, Apocalypse[47] mesmo que a personagem tenha sido posteriormente ressuscitada.[48] Superman também casou com Lois Lane, no ano de 1996. Teve seus poderes transformados em pura energia elétrica após a saga Noite Final, onde esta fase ficou conhecida como Superman Azul e Vermelho. Na década de 2000, Superman virou vegetariano, e sua origem foi novamente revisitada em 2004.[49] Em 2006, Superman perde seus poderes,[50] mas eles foram restabelecidos em um ano fictício[51] Atualmente Superman teve toda a família de Krypton trazida de volta (saga "Nova Krypton") e seu pai (Jonathan Kent) morto (após a saga "Brainiac"). Além de que o escritor Geoff Johns está reescrevendo a origem do Superman, onde ele fará amarras de todo tipo de origens já publicada, conceitos do passado, etc (igualmente feito com a personagem Lanterna Verde).

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Nas histórias originais de Siegel e Shuster, Superman era rude e agressivo. O personagem interferia para parar ladrões, bandidos, mortes e violência doméstica, com uma maneira de fazer mais brutal do que tem hoje e um código moral menos rigoroso do que o usado nas histórias atuais. Escritores depois, suavizaram o personagem e incutiram um senso de idealismo e código moral de conduta. Embora não fosse sangue frio como Batman em seus primeiros contos, os quadrinhos de Superman que apareceram na década de 1930 não se preocupavam com os danos que poderia causar a sua força, jogando vilões de modo que provavelmente morreriam, embora essas mortes fossem raramente mostradas explicitamente. Isto terminou em 1940, quando o novo editor Whitney Ellsworth instituiu um código de conduta obrigatório para seus personagens, o que não permitiria Superman matar. Esta mudança refletiu-se as mesmas histórias, onde, ocasionalmente, seja na narrativa ou no diálogo, Superman lembra ter jurado que nunca tomaria uma vida humana e que se realmente fazê-lo, simbolicamente penduraria a capa e se aposentaria.
O personagem atual adere a um estrito código moral, que é muitas vezes atribuído aos valores da região do Meio-Oeste americano com o qual ele foi educado. Dentro do universo ficcional da DC Comics, o seu compromisso para operar dentro da lei tem sido um exemplo para muitos heróis, mas criou ressentimento em outros que se referem a ele pejorativamente como o "grande escoteiro azul". Superman tem-se mantido bastante inflexível sobre isso, causando tensão na comunidade de super-heróis, especialmente com a Mulher Maravilha, depois que ela matou Maxwell Lord.
Como parte de sua história sempre inclui a perda de seu planeta natal Krypton, o personagem de Superman é mostrado geralmente muito super-protetor em relação a Terra, especialmente com a família e os amigos de Clark Kent. Esta mesma perda, combinado com a pressão para usar seus poderes de forma responsável, provoca uma sensação de estar sozinho no planeta, apesar de seus amigos, esposa e pais adotivos. Encontros com pessoas que também vieram de Krypton como Poderosa, Mon-El, General Zod tem o decepcionado. A chegada da Supergirl, que além de ser confirmada como nascida em Krypton, mas também como sua prima, conseguiu aliviar um pouco a sua solidão.
Em Superman/Batman 3 (Dezembro de 2003), escrito por Jeph Loeb, Batman comentou: "É uma dicotomia notável. De várias maneiras, Clark é o mais humano de todos nós. Então ... ele atira fogo do céu, e é difícil não pensar nele como um deus. E temos sorte de que isso não lhe ocorre" Mais tarde, no início da Crise Infinita, Batman, o repreende por se identificar demais com a humanidade e falhar em procurar a forte liderança que os heróis necessitavam.
Superman: Birthright estabeleceu que Superman era um vegetariano estrito.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Superman possui poderes extraordinários e é tradicionalmente descrito como "mais rápido que uma bala, mais poderoso do que uma locomotiva, capaz de saltar prédios altos em um único salto", sentença original de Jay Morton e foi usado pela primeira vez em seriados de rádio de Superman e nos curtas de animação de Max Fleischer, bem como na série de TV dos anos 50. Para a maior parte de sua existência, o famoso arsenal de poderes de Superman incluem super força, invulnerabilidade, super velocidade, poder de visão (raios-x, calor, telescópico, infravermelho e microscópica), super audição e Super respiração, que permite que soprar temperaturas de congelamento e exercer a força de um vento de furacão.
Em sua concepção original e, tal como apresentado em suas primeiras histórias, os poderes do Super-Homem foram relativamente limitados, consistindo de força sobre-humana capaz de levantar um carro sobre a cabeça, correr a velocidades incríveis e saltar uma distância de quatro metros em um salto, por isso, com uma pele muito resistente que não pode ser atravessada por qualquer coisa ou um pouco mais fraco do que a explosão de um projétil de artilheria. Siegel e Shuster comparam a força e habilidades de salto com as de uma formiga e gafanhoto.
Quando os irmãos Fleischer criaram a série animada, eles acharam difícil incentivar Superman saltar com frequência, por isso pediram a DC Comics para alterar para a capacidade de voar. Este foi conveniente, especialmente para curtas-metragens que de outra forma teriam gasto um tempo precioso em animar Clark Kent se movimentando de lugar para lugar.
Os roteiristas aumentaram gradualmente os poderes do Superman para níveis muito mais elevados durante a Era de Prata, em que Superman poderia voar para outros mundos e galáxias e até mesmo através dos universos com facilidade relativa, geralmente voando através do sistema solar para parar meteoros que se dirigiam à Terra, ou mesmo apenas para ter um momento de silêncio. Como resultado, esses escritores encontraram-se cada vez mais difícil de escrever histórias do Superman, onde sofreram desafios credíveis, que fez várias tentativas para controlar as habilidades do personagem. O mais significativo, realizado por John Byrne em 1986, estabeleceu uma série de obstáculos intransponíveis para suas habilidades: mal consegue sobreviver a um impacto nuclear e as habilidades de voo espacial se limitam a sua capacidade de prender a respiração; em seguida, uma fraqueza que ele iria atribuir é o poder que possui a magia sobre ele, então ataques mágicos e seres sobrenaturais são capazes de ferir ou pôr em perigo de morte, mesmo se eles são tecnicamente mais fracos do que ele mesmo. Níveis de poder de Superman têm vindo a aumentar novamente desde então, e agora tem a força necessária para lançar montanhas, resistir a choques nucleares facilmente e voar para o sol sem ferimentos, e sobreviver no vácuo do espaço sem oxigênio.
A fonte dos poderes do Super-Homem mudou sutilmente ao longo da sua história. Na primeira, foi dito que seus poderes vieram de sua herança de Krypton, que tornou muito mais evoluído do que humanos. Isso logo mudou e a origem de seus poderes atribuíam à gravidade do planeta Krypton ser muito maior do que na Terra, semelhante ao personagem John Carter de Edgar Rice Burroughs. Enquanto os poderes do Super-Homem cresciam, a implicação de que todos os kryptonianos tenham os mesmos poderes tornou-se um problema para os escritores, como uma raça de seres dessa magnitude teria sido difícil para exterminar apenas com a explosão de seu planeta natal. Para contrariar esta situação, os autores afirmaram que kryptonianos, cuja estrela nativa Rao era vermelha, apenas adquiriam poderes enquanto sob os raios de um sol amarelo, na maioria das histórias recentes tentaram estabelecer um equilíbrio entre as duas explicações. Na história do Reino do Amanhã, que se passa décadas no futuro, Luthor diz que com a idade avançada Superman acumulou muita energia amarela em seu corpo que nem sequer kryptonita pode o matar.
Superman é vulnerável a kryptonita verde, resíduos minerais de Krypton transformado em material radioactivo pelas mesmas forças que destruíram o planeta. A exposição à radiação da Kryptonita verde anula os poderes do Super-Homem e o imobiliza, sofrendo dores e náuseas; exposição prolongada pode significar morte. O único material na Terra que podem protegê-lo da Kryptonita é o chumbo, que bloqueia a radiação. O chumbo também é a única substância conhecida através da qual Superman não pode ser ver através usando sua visão kryptoniana de Raios-X, como estabelecido e apresentado ao público em 1943, na série de rádio, para permitir que o ator de Superman, Bud Collyer, desse um descanso.Embora kryptonita verde é a sua forma mais comum, os escritores introduziram muitas variantes ao longo dos anos: vermelho, ouro, azul, branco e preto, cada uma com seus próprios efeitos específicos. Ba realidade dos Novos 52, os poderes do Super-Homem são um pouco limitados.
Também têm se visto mudanças em seus poderes no cinema, com a maior mudança nos desenhos animados, como implicado no "All Star Superman" para carregar o objeto mais denso e pesado criado pelo homem na Lua pesando 6,6 sextiliões de toneladas. Ele também foi mostrado para ser mais rápido do que a velocidade da luz em "Superman o filme", ​​insinuando que o personagem não só é capaz de voltar no tempo, mas que viaja na mesma ou até mesmo cria portais para universos paralelos. Outro dos poderes mostrados no novos desenhos animados de super herói é a sua capacidade para expandir seu próprio campo eletromagnético (All Star Superman) e ser capaz de mover objetos sem tocá-los fisicamente, criar campos de força em torno não só dele mas da maioria das pessoas ou objetos e a capacidade de manipular objetos remotos eletrônicos.
Também têm se visto mudanças nos poderes do Superman em filmes cinematrográficos do mesmo, sendo a prova disto o último filme do herói lançado em junho de 2013 sob o nome de "Superman:O Homem de Aço" em que nos mostra Superman com certas limitações no uso dos seus poderes. como por exemplo a sua capacidade de voar, que, ao invés de ter a capacidade de voar à velocidade da luz, o personagem simplesmente pode ultrapassar a barreira do som.

Personagens de Superman[editar | editar código-fonte]

Clark Kent, identidade secreta do Super-Homem, foi baseado parcialmente em Harold Lloyd, como seu nome veio da combinação dos nomes dos atores Clark Gable e Kent Taylor. Embora normalmente trabalhe como um repórter de jornal durante a década de 1970 o personagem deixou seu emprego no Planeta Diário para se aventurar na televisão por um tempo, enquanto na renovação realizado por John Byrne na década de 1980, o personagem se tornou mais agressivo e ativo. Esta agressividade foi desaparecendo à medida que autores posteriores foram retornando à timidez do personagem clássico.

Aliados[editar | editar código-fonte]

O grande elenco de personagens de apoio de Superman inclui Lois Lane, que é talvez o personagem mais comumente associado com Superman, sendo retratada em momentos diferentes como uma colega, concorrente dentro do Planeta Diário, interesse amoroso ou esposa. Outros personagens secundários importantes são seus colegas de trabalho como o fotógrafo Jimmy Olsen e o editor Perry White, seus pais adotivos Jonathan e Martha Kent, seu primeiro amor Lana Lang, seu melhor amigo Pete Ross e interesse amoroso de faculdade Lori Lemaris (a sereia). Histórias que fazem alusão à possibilidade de Superman ter filhos têm sido exploradas, tanto fora como dentro da continuidade principal.
Encarnações de SupergirlKrypto, o Supercão, e Superboy foram figuras importantes no mito, e da Liga da Justiça da América, da qual Superman é um membro regular. A qualidade compartilhada por vários personagens de apoio é que eles têm nomes aliterativos, especialmente com as iniciais "LL", incluindo Lex Luthor, Lois Lane, Linda Lee, Lana Lang, Lori Lemaris e Lucy Lane.
Cooperação com outro ícone dos quadrinhos, Batman, é comum na histórias do Superman, inspirando muitas histórias ao longo das décadas. Juntos, eles são comumente chamado de "World's Finest" ( "Melhores do Mundo") como uma referência para o nome de uma série de quadrinhos que foi a principal atração e apresentou muitas de suas histórias juntos. Em 2003, a DC começou a publicar uma nova série que caracteriza os dois personagens intitulada Superman/Batman.
Na graphic novel aclamada O Reino do Amanhã após a morte de Lois Lane nas mãos do Coringa, Superman decide se aposentar e pendurar seu manto. Mulher Maravilha pediu-o para voltar para sua luta contra o crime. Criando uma intimidade entre eles que pode ser vista ao longo da graphic novel. No final são um casal e tem 5 filhos.

Vilões[editar | editar código-fonte]

O principal inimigo de Superman é Lex Luthor, que tem sido visto de várias maneiras ao longo dos anos, como um cientista com uma vingança pessoal contra o super-herói, ou como um CEO poderoso mas corrupto de um conglomerado chamado Lexcorp que acredita que Superman está interferindo negativamente com o progresso da humanidade com os seus esforços heróicos. Na década de 2000, o mesmo se tornou presidente dos Estados Unidos, e foi apresentado às vezes como um amigo de infância de Clark Kent. O andróide alienígena (na maioria das representações) conhecido como Brainiac é considerado por Richard George como o inimigo mais eficaz de Superman após Luthor. O tirano alienígena Darkseid, um dos seres mais poderosos do Universo DC, é também um dos seus rivais mais formidáveis na maioria dos quadrinhos pós-crise.
Outros inimigos principais que têm aparecido em várias encarnações do personagem de quadrinhos para o cinema e a televisão, são: o duende da quinta dimensão Mr. MxyzptlkApocalipse, criatura que foi criada por cientistas kryptonianos; o clone imperfeito do Superman conhecido como Bizarro; o kryptoniano criminoso General ZodParasita, um homem que foi exposto a resíduos tóxicos recolhidos pelo Superman e foi transformado em um monstro de pele roxa que vive da energia dos outros e quer vingança do Superman; Lobo, um caçador de recompensas e o último membro da raça alienígena dos czarnianos; Mongul, governante do planeta de gladiadores Warworld, Mongul rivaliza com a força do Superman e sempre tentou derrotar o Homem de Aço; Banshee Prateada, uma mulher celta que ficou presa durante séculos por magia depois de ter sido traída por um chefe de clã e que jurou rastrear seus descendentes para a vingança; Livewire, uma super-vilã com poderes de energia elétrica. Originalmente uma DJ e personalidade do rádio, ela virou-se para o crime depois de perder seu emprego na estação de rádio de Metropolis; Metallo, que após um acidente foi transformado num ciborgue que funciona a base de um coração de kryptonita, e culpa o Superman por isso; ... entre muitos outros vilões.

Disputa pelos direitos do personagem[editar | editar código-fonte]

Em 1946, pouco antes do contrato de Siegel e Shuster com a DC Comics expirar, ambos processaram a editora para anular seu contrato e reter os direitos do personagem. O tribunal arguiu em favor da empresa, alegando que a DC havia comprado legalmente os direitos de Superman quando adquiriram sua primeira história em 1938. Porém os direitos de Superboy continuavam com Siegel, levando a DC a comprá-los em troca de um acordo escrito de que a editora detinha a propriedade legal de Superman. Os créditos de criação sumiram das publicações do herói, só retornando em 1976, quando a dupla iniciaram uma campanha contra a companhia-mãe da DC Warner Communications protestando contra seu tratamento. Ambos também receberiam pagamentos anuais da DC.[52]

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço