Breaking News

Em dez anos, cresce número de alunos que concluem o ensino médio no Brasil

Até 2022, o Brasil deveria atingir a marca de 90% dos jovens 
brasileiros de 19 anos com o Ensino Médio finalizado
Dados fazem parte de levantamento do Todos Pela Educação; País ainda precisa avançar. Nos últimos dez anos, o Brasil avançou 15,3 pontos percentuais na taxa de alunos com até 19 anos que concluíram o Ensino Médio, passando de 41,4% em 2005 para 56,7% em 2014, último dado disponível. Os números são de levantamento do TPE (Todos Pela Educação), que foram divulgados nesta quinta-feira (18), com base nos resultados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE.

Apesar da melhora, a taxas ficou abaixo da meta intermediária estabelecida pelo TPE.

De acordo com a entidade, até 2022, o Brasil deveria atingir a marca de 90% dos jovens brasileiros de 19 anos com o Ensino Médio finalizado e 95% dos de 16 anos com o Fundamental completo.

Quando analisadas as taxas por região, é possível notar que todas melhoraram nos últimos dois anos, apesar de não atingirem as metas intermediárias. O destaque vai para o Norte do Brasil, que teve o maior avanço: 5,3 pontos percentuais. 

Mesmo com o bom desempenho nos índices, o TPE avalia que o Brasil ainda precisa corrigir desigualdades históricas que persistem em todo o País. É o caso, por exemplo, das diferenças encontradas nas taxas de conclusão do Ensino Médio quando desagregadas por renda per capita, por raça/cor e por localidade. Entre os 25% mais ricos e os 25% mais pobres da população, a diferença entre os grupos caiu de 62,4 pontos percentuais em 2005 para 48,1 pontos percentuais em 2014. 

Entre os grupos de jovens por raça/cor, o maior avanço registrado na década está entre a população parda, cuja taxa de conclusão até os 19 anos aumentou 19,8 pontos percentuais. Entre os negros, o crescimento foi de 17,1 pontos percentuais, enquanto os brancos apresentam 12,3. 

Fonte: Educação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço