A história do homem de aço: Superman - 1 Parte
Nota: "Homem de Aço" redireciona para este artigo. Para a série de anime conhecida por esse nome no Brasil, veja Tetsujin 28-go. Para outros significados, veja Superman (desambiguação). Para outros significados relativos ao personagem, veja Man of Steel. Para a revista homônima, veja Superman (revista em quadrinhos).
Superman é um super-herói fictício da banda desenhada americana publicada pela DC Comics.É um personagem, cujas histórias em banda desenhada/quadrinhos são publicadas pela editora estadunidense DC Comics, uma empresa subsidiária do grupo Time Warner. Superman, entretanto, já foi adaptado para diversos outros meios desde os anos 1930, como cinema, rádio, televisão, literatura e Video game. Superman é um super-herói criado pela dupla de autores de quadrinhos Joe Shuster e Jerry Siegel. Sua primeira aparição foi apresentada na revista Action Comics #1 em 1938, nos Estados Unidos. O personagem nasceu no fictício planeta Krypton e foi chamado pelos seus pais de Kal-El (que significaria Filho das Estrelas no idioma kryptoniano). Foi mandado à Terra por seu pai, Jor-El, um cientista, momentos antes do planeta explodir. O foguete aterrissou na Terra na cidade de Smallville (por alguns anos, foi traduzida no Brasil como Pequenopolis), onde o jovem Kal-El foi descoberto pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent. Conforme foi crescendo, ele descobriu que tinha habilidades diferentes dos humanos. Quando não está com o tradicional uniforme azul e vermelho, ele vive como Clark Kent, repórter profissional no Planeta Diário (Estrela Diária em Portugal).
Clark trabalha como repórter/jornalista no Planeta Diário com Lois Lane e com Jimmy Olsen. É um dos mais importantes personagens da cultura pop ocidental, sendo o primeiro herói dos quadrinhos a ter uma revista intitulada com seu nome: Superman #1, publicada no verão de 1939. Além disso, Superman foi licenciado e adaptado para diversas mídias, desde rádio até televisão e cinema. O filme Superman Returns foi lançado em 2006, com uma aceitação dos fãs abaixo das expectativas, entretanto recebeu avaliações positivas da critica especializada, apesar de ter tido um desempenho considerado fraco em sua bilheteria, tendo custado cerca de USD250 milhões e arrecadado quase USD400 milhões em nível global[1] . Em 2013, depois de sete anos afastados das telas, foi lançado mundialmente um novo filme do personagem. Ao contrário do anterior e assim como o primeiro longa da franquia com Christopher Reeve nos anos 1970, conta a origem do mesmo, sendo o primeiro filme do Superman depois da reformulação sofrida pela DC Comics em 2011, intitulada Os Novos 52[2] , que acarretou algumas alterações no personagem e em seu universo e que foram incorporadas pela produção[3] . Chamado simplesmente de Man of Steel (em português,Homem de Aço)[4] . Contou com a direção de Zack Snyder e com a produção de Christopher Nolan (este último notório por ter sido o diretor da aclamada trilogia de filmes The Dark Knight, do também super-herói oda DC Batman)[5] . Tem o ator britânico Henry Cavill como Superman/Clark Kent[6] , e a atriz americana Amy Adams como Lois Lane[7] . Mais bem recebido pela crítica e pelo público em geral, o longa teve um orçamento estimado em USD225 milhões[8] e obteve algo em torno de USD700 milhões de bilheteria mundialmente[9] . Uma sequência mais abrangente, intitulada Batman vs Superman: A Origem da Justiça, que deve apresentar a interação entre Superman e Batman, que com um orçamento superior a USD350 milhões, será lançado mundialmente em 2016[10] .
A origem e poderes do personagem foram sendo expandidos e alterados gradativamente ao longo dos anos para acompanhar a evolução do público. A história do Superman foi alterada para permitir as aventuras do Superboy e outros sobreviventes como a Supermoça e Krypto, o supercão. O personagem foi revisado e atualizado mais recentemente em 1986. John Byrne recriou o personagem, reduzindo os poderes do Superman e apagando diversas personagens da versão oficial das histórias, o que atraiu a atenção dos meios de comunicação. A cobertura da imprensa foi novamente recebida na década de 1990, com A Morte do Superman, uma história na qual o personagem era dada como morto (Superman na verdade não morre, ele so tinha ficado inconsciente/em coma temporário).
A propriedade sobre o personagem foi objeto de disputa, com Siegel e Shuster reclamando o retorno de sua propriedade legal. Os direitos autorais são novamente objeto de disputa, com a mudança das leis de direitos autorais permitindo à esposa e à filha de Siegel reclamar uma parte dos direitos autorais, levando a uma disputa com a companhia Warner Bros.[11] E é até hoje um dos três super-heróis mais populares do mundo, os outros são Batman (também da DC) e o Homem-Aranha (da Marvel Comics).
Índice
[esconder]- 1História e publicação do personagem
- 1.1Criação e concepção
- 1.21938-1955: Publicação inicial e popularidade
- 1.31956-1970: Expansão da mitologia na "Era de Prata"
- 1.41970-1988: Amadurecimento e revisionismo
- 1.51989-1999: Morte, Retorno, casamento e a influência de John Byrne
- 1.61999-2010: Retorno aos valores e à mitologia da "Era de Prata"
- 1.72011: Relançamento
- 2Publicações relacionadas
- 2.1Action Comics: De membro do elenco à principal personagem
- 2.2Superman: 1ª revista dedicada a um super-herói
- 2.3World's Finest Comics e outras parcerias com Batman
- 2.4Adventure Comics e Superboy
- 2.5Lois Lane, Jimmy Olsen e outras revistas do elenco de apoio
- 2.6Adventures of Superman e outras revistas derivadas
- 3Biografia ficcional
- 4Poderes e Habilidades
- 5Personagens de Superman
- 6Disputa pelos direitos do personagem
- 7Impacto cultural
- 8Superman no Brasil
- 9Referências
- 10Ligações externas
Nenhum comentário
Postar um comentário