Breaking News

Procedimentos odontológicos na gravidez requerem cuidados especiais


 O segundo trimestre da gestação é o mais indicado para tratamentos.

Antes mesmo de o bebê chegar ele já transforma a vida das mães, começando pelo corpo. Além de ganhar uns quilinhos, no período de gestação as mulheres passam por um processo de mudança hormonal que requer atenção especial para manter a saúde em dia ‒ inclusive a da boca. A princípio, todos os tratamentos odontológicos possam ser feitos, desde que no período certo da gestação e com os devidos cuidados. Ainda assim, uma pesquisa realizada pela Cigna com grávidas e novas mães, com idade entre 21 e 45 anos, concluiu que 76% das entrevistadas relataram problemas de saúde bucal durante a gravidez. Porém, apenas 43% declararam que tinham feito exames dentários durante a gestação.  

Conforme Sonia Groisman (CRORJ 12848), professora da UFRJ e representante e membro da Global Child Dental Fund, nesse período a mulher fica mais vulnerável à doença periodontal e pode sofrer com a inflamação das gengivas, pois a elevação dos níveis de estrogênio e progesterona no sangue e tecidos facilita o aumento da quantidade de bactérias na cavidade oral. A doença periodontal na gravidez traz riscos não só para a gestante, que pode até perder dentes, mas também para o bebê. A inflamação que acontece na gengiva tende a se disseminar pelo sangue, liberando substâncias que chegam até a placenta e promovem a contração do útero, podendo causar o nascimento prematuro do bebê.

Segundo o especialista em odontopediatria e autor do livro Tratamento Odontológico para Gestantes, Gabriel Tilli Politano (CROSP 74931), a possibilidade das alterações hormonais facilitarem o desenvolvimento da doença periodontal é a única alteração cientificamente comprovada no período da gravidez. Todos os demais dizeres populares como o de que “a gestação causa cárie” ou que “toda grávida perde um dente” não passam de mitos.

Os exames de raios X costumam ser aliados dos dentistas na hora de dar um diagnóstico ao paciente e, caso o profissional precise deles, não deve evitá-los. Desde que a paciente esteja com um avental de chumbo que cubra a tireoide e toda a barriga, os riscos para o bebê são quase zero, já que a radiação vai sendo acumulada ao longo do tempo e, só assim, poderia causar algum dano. “Nem o médico, nem o dentista vão poder evitar radiografias para se chegar a um diagnóstico, mas se for apenas um protocolo do dentista, que ele sempre pede para todo mundo, não deve fazer na gestante”, diz Politano.

Em casos de fratura de dentes ou cárie nos quais a extração seja necessária, ela não deve ser evitada, pois os riscos de complicações serão inferiores aos benefícios do procedimento. Porém, cuidados por parte do dentista são essenciais. O ideal é que o profissional converse com a paciente antes do tratamento, entre em contato com o médico, confira a pressão da gestante e a frequência cardíaca; Também é necessário verificar quais medicamentos e anestésicos são mais indicados, além da forma e da quantidade em que devem ser utilizados. É preferível optar por remédios para controle de dor, como o paracetamol, pois os anti-inflamatórios, como o diclofenaco, podem interferir na formação circulatória do bebê. 

Cuidados por períodos de gestação

No primeiro trimestre da gestação, os órgãos vitais do feto estão se formando. Nesse período, o indicado é que os dentistas eduquem a paciente sobre alterações orais durante a gestação, mostrem a importância da higiene oral e do controle de placa. No segundo trimestre, devem ser feitos os tratamentos necessários, como raspagem, polimento ou clareamento.

A partir do terceiro trimestre de gravidez, o ideal é que o profissional passe a instruir e motivar a mãe a cuidar da saúde oral do bebê após o nascimento, alertando sobre a necessidade do exame da linguinha e de visitas ao odontopediatra após o surgimento do primeiro dente. Conforme Sonia, no terceiro trimestre ocorre um aumento do fluxo salivar, o que faz a gestante estar mais suscetível aos enjoos, e exige do dentista, habilidade para deixá-la mais confortável. Conhecer todos os procedimentos a serem seguidos e estar confiante para a consulta também é importante para transmitir tranquilidade para a paciente. 

Fonte: Colgate

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço