Breaking News

Produtores Rurais de Aracurí na Região do Lago Grande participam de Curso sobre Olericultura Básica


A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), realizaram esta semana o curso de Olericultura Básica na comunidade Aracurí na região do Lago Grande. O objetivo foi capacitar o produtor e trabalhador rural com técnicas adequadas no manejo de hortaliças, visando o aumento da qualidade e produtividade. Com a duração de 40 horas o curso iniciou na última segunda-feira (9) e encerrou nesta sexta-feira (13).

A Olericultura é um dos ramos da horticultura que trata da produção e exploração de hortaliças como o alface, cheiro verde, tomate, couve, rúcula, cenoura e dentre outros. Com o aumento da demanda por alimentos cada vez mais saudáveis, naturais e cultivados em sistemas de produção sustentáveis, as hortaliças têm ganhado espaço nas unidades familiares e principalmente nas comunidades ribeirinhas. Aos comunitários de Aracurí foram repassadas técnicas sobre noções de escolha do local, coleta, amostra e preparo do solo, produção de mudas, preparação de sementeiras e plantio de sementes.

Segundo o técnico da Emater do Pará, Júnior Sarraf, com a implementação de hortas para produção de alimentos frescos e ricos em nutrientes os agricultores e trabalhadores rurais economizam na renda familiar ao se beneficiarem com o consumo dos frutos da horticultura. "A produção destina-se ao consumo próprio e também a geração de renda para essas famílias. A parceria com a Semap e Senar possibilitou um trabalho satisfatório que vai mudar sem dúvidas a vida dos moradores daquela localidade", pontuou o técnico.


O Secretário Municipal de Agricultura e Pesca Bruno Costa, ressaltou a importância da parceria harmoniosa com o Senar e a Emater e comentou sobre a descentralização da capacitação aos produtores rurais da região do Lago Grande. "Este curso de Olericultura com certeza vem capacitar e preparar o nosso agricultor com novas técnicas, agregando valor ao conhecimento que eles já têm. 

Estamos executando essas atividades de acordo com as demandas que o nosso prefeito Nélio Aguiar e vice-prefeito José Maria Tapajós nos solicitam, sempre no intuito de valorizar a produção agrícola familiar", finalizou o secretário.


Para a comunitária Maria da Conceição o curso teve um valor significativo. "Para nós moradores da comunidade, digo com toda certeza que foi excelente, pois a hortaliça cultivada vai ajudar no complemento alimentar de nossos comunitários, principalmente para os alunos da escola. E sem falar que o curso nos ajudou bastante na construção de hortas sem agrotóxico. Queria agradecer a Prefeitura de Santarém por meio da Semap e os parceiros Senar e Emater", completou a moradora.

Fonte: Produtores Rurais de Aracurí na Região do Lago Grande, PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço