Breaking News

Oficinas em Educomunicação entram em sua segunda fase abordando edição de vídeos


As oficinas iniciaram no mês de junho, nos municípios de Faro, Terra Santa e Oriximiná, seguem até agosto e abordam a produção de texto jornalístico, roteiro para vídeos, edição de vídeos e Criação de Páginas na Internet. 

Oriximiná, Faro e Terra Santa receberam, em julho, o segundo ciclo de oficinas em Educomunicação realizada pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) no âmbito do Eixo Capital Social, do Programa Territórios Sustentáveis. Essas oficinas visam a promoção do empoderamento de associações, conselhos municipais e representantes da sociedade civil por meio do uso das ferramentas da comunicação. Se na primeira etapa foram abordadas produção de roteiros e textos jornalísticos, na segunda etapa os participantes das oficinas dos três municípios avançaram para a edição dos vídeos pré-produzidos a partir do aprendizado adquirido com a produção de roteiros. 


Aproximadamente 60 pessoas participaram das oficinas nos municípios de Oriximiná, Faro e Terra Santa, entre os quais, o jovem Aldisson Almeida Pantoja, que atua como assessor da Associação Comercial e Empresarial de Terra Santa e coordenador da Pastoral da Comunicação na Paróquia de Terra Santa. Aldisson falou sobre a importância da oficina e sobre o conhecimento adquirido.  


“Eu já tinha experiência pelo meu trabalho pela igreja e com a formação lá em Óbidos e agora com mais essa do Territórios Sustentáveis eu fui chamado para atuar no Portal de Terra Santa que é um site de notícias também, então a gente vê que a cada etapa que se tem é um acrescimento de conhecimento”, ressaltou Aldisson após citar que a próxima etapa será produzir vídeos com seu aparelho móvel utilizando as técnicas repassadas na oficina. 


A coordenadora do Eixo Capital Social, Renata Freire, explica que as oficinas de Educomunicação foram pensadas exatamente para gerar conteúdos e promover o empoderamento dos jovens com uso ferramentas digitais e das técnicas da boa comunicação. "A nossa expectativa é que os jovens participantes das Oficinas de Educomunicação possam expressar e comunicar suas ideias, propostas, campanhas e iniciativas coletivas por meio de vídeos e matérias jornalísticas, utilizando os meios de comunicação, como rádio, imprensa e internet". 


Técnicas de produção, gravação com seus planos e enquadramentos, dicas de filmagens, sonorização até chegar a edição fizeram parte da oficina que em seu final resultou em vídeos que trataram de temas importantes e de interesse comum, como o combate à violência, os cuidados com o meio ambiente, cidadania, educação e histórias de vida. A proposta é fazer com que os vídeos produzidos pelos participantes logo estejam circulando nas redes sociais, uma vez que a próxima etapa da oficina será a criação de páginas na internet, programada para início de agosto. 


O Programa Territórios Sustentáveis atua com a gestão integrada na Amazônia sendo gerido pela Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), com o apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN), em parceria da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional – Usaid.

Conheça mais sobre o Programa Territórios Sustentáveis ascessando nosso site www.territoriossustentaveis.org.br ou baixe o nosso aplicativo no google play.






Fonte: Marta Costa

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço