Breaking News

Prefeitura realiza Semana do Estudante incentivando a alimentação saudável nas escolas


A Prefeitura de Santarém, por meio da Divisão de Atendimento ao Educando (DAE), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza de 1º a 10 de agosto, a Semana do Estudante com o tema: "Alimentação saudável e saúde na escola", nas redes educacionais do município e do estado, haja vista que a merenda escolar é municipalizada.

Segundo a coordenadora do DAE, Vanderlina Gonçalves nos primeiros dias de agosto serão fornecidas frutas da safra/2018, proporcionando assim uma alimentação diferenciada e com qualidade. O cardápio da Merenda Escolar será à base de produtos oriundos da Agricultura Familiar como tangerina, melancia, abacaxi, melão, além de itens como farinha de tapioca. "Assim, será feita uma mesclagem de produtos industrializados com os produzidos no campo, provenientes de diversas áreas produtoras do município", afirmou.

A chefe do DAE disse que a Semed tem procurado valorizar a Agricultura Familiar, atendendo o que preconiza a resolução número 26, de 17 de junho de 2013, que trata especificamente sobre a compra de no mínimo 30% dos produtos gerados no campo, para a merenda escolar, medida que estimula o desenvolvimento sustentável e econômico das comunidades.


Vanderlina disse ainda que a entrega dos produtos industrializados iniciaram nesta segunda-feira (30) e seguirão até sexta-feira (03), bem como na semana posterior, dos dias 06 a 10 de agosto serão entregues às escolas da cidade e do interior os produtos da Agricultura Familiar.

A nutricionista da Semed, Simone Cardoso disse que durante a Semana dos Estudantes os alunos serão recepcionados com uma alimentação saudável. Segundo ela, nos primeiros 15 dias de agosto a Merenda Escolar foi incrementada, principalmente, a base de produtos regionais, nutricionalmente recomendados para uma boa alimentação dos alunos.

Simone lembrou também que no segundo semestre o cardápio será alterado com a inserção de novas preparações, com produtos alimentícios, obedecendo às exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar, que orienta que esteja nutricionalmente equilibrado, ou seja, um cardápio que ofereça um aporte dos macro e dos micros nutrientes, que são as vitaminas e os minerais. "De forma que essa alimentação consiga dar um suporte adequado aos alunos das várias faixas etárias".


A nutricionista disse também que no segundo semestre serão introduzidas novas preparações e aplicado o teste de aceitabilidade sobre as novas preparações e ao longo do ano será feito o acompanhamento e as adaptações necessárias de acordo com as determinações dos testes de aceitabilidade, uma vez que a introdução ou a retirada de algum item do cardápio só pode ser feito com aprovação do aluno.


O presidente da Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar de Santarém, Floriano Alves Franco informou que atualmente, a cooperativa reúne produtores da agricultura Familiar de Santarém, Mojuí dos Campos e de Belterra, com um total de 137 produtores, incluindo 56 quilombolas. Segundo ele, os cooperados trabalham com hortifrúti em geral, a exemplo da melancia, jerimum, abacaxi, tangerina, laranja, mamão, banana, macaxeira e os derivados da farinha de mandioca, além da verdura que é produzida pelos agricultores da várzea.


O coordenador da Divisão de Agricultura Familiar da Semed, Eduardo Serique Panjota informou que semanalmente os cooperados vão a secretaria fazer a entrega dos produtos e o quantitativo depende da produção de cada uma das regiões dos pólos agrícolas. Eduardo disse ainda que de acordo com o Programa Nacional da Alimentação Escolar, no segundo semestre estão elencados como itens para compor o cardápio a melancia, tangerina, abacaxi, melão, banana verde, mamão, pimentão, pimentinha, repolho e entre outros produtos. 

O coordenador afirmou ainda que quem gera o cardápio da Merenda Escolar dos alunos é a equipe de nutricionistas e de acordo com as orientações deles a divisão faz a aquisição e a distribuição dos produtos, tanto os industrializados quanto os provenientes da Agricultura Familiar.



Fonte: Prefeitura realiza Semana do Estudante

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço