Breaking News

Saiba como usar a 'Busca Social' para pesquisar por postagens no Facebook


No domingo (7) o Facebook atualizou o recurso Busca Social. A partir de agora também será possível pesquisar por postagens antigas, fotos publicadas, marcações em compartilhamentos, hashtags e menções. Por enquanto, o recurso só está disponível para usuários que tiverem o perfil em inglês e para dispositivos móveis com o sistema operacional iOS. Nessa coluna será demonstrado como o leitor pode alterar o idioma do perfil para conferir em primeira mão essa novidade. 

Alterando o idioma do perfil 

O recurso está sendo liberado gradativamente para que já possuir o idioma padrão em inglês, para alterar o idioma siga os seguintes passos:

1 - Clique sobre esse link ou ao lado do ícone no formato de cadeado na opção "Configurações". 
2 - Localize a opção "Idioma" e clique em "Editar".
3 - Na lista de idiomas, selecione a opção "English(US)" e depois clique em "Salvar configurações".

O novo idioma é carregado automaticamente, caso ele não seja carregado, basta sair e entrar novamente no perfil do Facebook. 

Alterando o idioma no iOS 

Para que a busca por postagens funcione no iPhone e iPad, será preciso alterar o idioma do sistema operacional. Para alterá-lo, siga os seguintes passos: 

1 - Toque no ícone "Ajustes".
2 - Localize e toque na opção "Geral".
3 - Localize e toque na opção "Idioma e Região".
4 - Altere a opção "Idioma do iPhone" para "English". 

Após o sistema redefinir o idioma padrão, a busca por postagens é habilitada automaticamente. 

Pesquisando por postagens


Para postar, basta informar alguma palavra que tenha sido usada na publicação e o nome do perfil em que a busca deverá ser realizada e mais alguma palavra relacionada a postagem. Podem ser o nome de lugares, hashtags, ou qualquer palavra que tenha esteja presente na postagem, pois ela irá servir como um índice da pesquisa e melhorar sua eficiência na apresentação dos resultados. 

Por exemplo: quero pesquisar todas as postagens relacionadas a palavra WhatsApp no perfil Ronaldo Prass, então digito na caixa de busca Ronaldo Prass WhatsApp e teclo ENTER para realizar a busca. 


Pesquisando uma postagem no iPhone 


Uma busca no iPhone por uma hashtag usada na postagem pode ser feita da seguinte forma: Ronaldo Prass (nome do usuário) #horadopau. 

Será exibido no resultado da busca todas as postagens do perfil informado e que contiverem a palavra auxiliar.

Mas vale salientar que a busca em postagens de perfis de amigos ou de usuários em geral no Facebook  respeitará as definições de privacidade da postagem.

Se o leitor não se sentir à vontade para usar o perfil em inglês, basta repetir os passos indicados no início da coluna e desfazer a configuração. 

O Facebook ainda não divulgou a data em que a busca em perfis estará disponível no idioma local e em outros sistemas operacionais para dispositivos móveis. 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço