Breaking News

Peixe-boi de 120 kg encalha e é resgatado em Santarém


Mamífero passará por tratamento para se recuperar no zoológico da FIT. Moradores de Igarapé Açu da Ponta Negra, que fica em frente a Santarém, no Oeste do Pará, encontraram na segunda-feira (8) um peixe-boi fêmea pesando aproximadamente 120 kg em situação de risco. O mamífero estava num pequeno lago com pouca água. Os moradores acionaram biólogos e o Corpo de Bombeiros, que fizeram o resgate do animal.

A fêmea de peixe-boi foi transportada pela equipe embrulhada numa toalha molhada para não desidratar e sobre um colchão. “Paluda”, como foi batizada, passará por tratamento para se recuperar.

Segundo os veterinários do zoológico da cidade, o anima aparenta ser adulto e não apresenta ferimentos, mas a tranquilidade que apresenta preocupa os especialistas.  “Estamos achando ela um pouco apática e isso não é o normal. O animal deveria estar se batendo. Mas, como a comunidade já falou que ela estava no momento se batendo muito, ela deve estar cansada. Amanhã, nos exames definitivos, com a equipe de médicos veterinários do zoológico, vamos realmente saber o grau que está de ferimentos, se houve algum baque ou algo parecido”, explicou o biólogo do Zoofit, Sidcley Matos.

Segundo Matos, caso os moradores da comunidade não tivessem visto e acionado o resgate de imediato, o animal teria morrido. “Como é um animal em tamanho grande, se estiver bem, provavelmente, daqui a alguns dias ela volta para a natureza”, finalizou.

O zoológico de Santarém se tornou o único do Pará a oferecer tratamento especializado na recuperação de filhotes de peixes-boi, depois que o centro de reabilitação, que funcionava em Belém, foi desativado.

Fonte:  G1

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço