Breaking News

Cloud Computing tira cada vez mais espaço de servidor físico


Tendência mundial, a computação em nuvem ganha novos adeptos. Entre as principais razões da adoção crescente estão a redução dos custos, a facilidade de instalação e a segurança de dados

A utilização da computação em nuvem é tendência consolidada em empresas de todos os portes no mundo todo. Um levantamento recente do Global Technology Adoption Index (Índice Global de Adoção de Tecnologia, em português), elaborado pela Dell, aponta que 90% das médias empresas brasileiras têm algum tipo de aplicação em Cloud Computing. Brasil e México, empatados, despontam como os mercados com maior penetração dessa tecnologia, contra uma média mundial de 79%.

De acordo com o estudo – que mapeia o modo como as organizações de médio porte de todo o mundo avaliam temas como Cloud Computing, mobilidade e segurança –, 9% das companhias do Brasil estudam a utilização da nuvem e 1% delas não aventa projetos nessa área.

Para Celso Poderoso, coordenador dos cursos de MBA  da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), o desconhecimento da tecnologia é o que afugenta aquelas que não aderiram até o momento. “Algumas companhias ainda acreditam que ter um servidor físico próprio traz mais segurança. Elas se sentem senhoras da situação, o que é um equívoco”, diz.

Por trás de toda essa infraestrutura física há um custo grande com equipamento, uma sala para abrigar esse servidor e a necessidade de ter uma equipe de TI especializada. “Tudo isso é muito caro se comparado ao Cloud”, diz o coordenador.

Adriana Coutinho, Diretora Executiva da Embratel, afirma que a grande vantagem da plataforma Cloud frente à infraestrutura tradicional é a redução da complexidade das operações de TI. “Temos serviços que possibilitam aos nossos clientes criar um escritório 100% virtual, com o máximo de colaboração e segurança, além de rápida entrega", afirma Adriana.
A executiva ainda destaca que a elasticidade é outra vantagem da computação em nuvem. O dimensionamento de recursos pode ser modificado a qualquer momento, aumentando ou reduzindo a infraestrutura de TI do cliente de acordo com as necessidades específicas de suas empresas naquele momento. “Dessa forma, os clientes pagam apenas pelo que usam”, afirma.

Algumas ferramentas da Embratel têm grande receptividade em empresas de diversos portes e áreas de atuação. É o caso da oferta do Microsoft Office 365, que permite o uso de Word, Excel, Power Point e demais produtos do pacote Office 365, além da comunicação por e-mail, chat e videoconferência, a partir de qualquer dispositivo móvel ou desktop. Já a oferta de Presença Web conecta a loja virtual do cliente às mídias sociais e permite utilizar diversas formas de pagamento para e-commerce, entre outras facilidades.
Segurança

As soluções de Cloud da Embratel também endereçam outro ponto de atenção das empresas: a segurança. São oferecidas ferramentas como Firewall, Antivírus e Filtro de Conteúdo, todas com a facilidade de gerenciamento na nuvem que permite acesso Web ao administrador do cliente.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço