Breaking News

HRBA desenvolve projeto visando aproximar a família e oportunizar segurança para primeiro emprego


Na manhã desta quarta-feira, 10, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, por meio do setor de Recursos Humanos, realizou a segunda etapa do projeto denominado “Família no HRBA”, que tem por objetivo aproximar a família dos colaboradores e promover maior interação e vivência dos filhos com a atividade laboral desenvolvida pelos seus pais. O Projeto, realizado anualmente, teve seu inicio em 2013, na época com crianças na faixa etária de 4 a 10 anos, que além de ganharem uma manhã repleta de atividades lúdicas e de recreação, também puderam conhecer de perto um pouco da dia a dia de seus pais dentro do maior hospital público do Oeste do Pará, que é administrado pela parceria Pró-Saúde e Governo do Estado.


Em sua segunda etapa o projeto beneficiou 40 adolescentes na faixa etária de 11 a 18 anos, que poderão conhecer um pouco da rotina de trabalho dos pais e também ter uma preparação diferenciada para o mercado de trabalho. “2013 foi com as crianças e 2014 agora fizemos com os adolescentes justamente por surgir uma demanda junto aos pais que nos procuravam e falam justamente sobre a presença destes adolescentes em casa com tempo ocioso, e não tem uma perspectiva de trabalho e com isso nós resolvemos fazer o convite ao CIEE para participar desse projeto que também aproxima esses jovens ao trabalho dos pais deles”, falou a Jeovânia Cruz, coordenadora de RH após citar que hoje fazem parte da rotina administrativa do HRBA 20 jovens aprendizes.

Entre os 40 adolescentes participantes do projeto esteve Amanda Sarges, 11 anos, que pode de perto conhecer um pouco da rotina da recepcionista Júlia Angela Sarges. “Essa é uma curiosidade que no fundo todos eles tem de conhecer um pouco das atividades dos pais”, falou Júlia que pode ouvir da filha o resultado da participação no projeto. “Aqui é bastante diferente do que eu pensava e deu pra eu aprender que é preciso muito amor e paciência para atender bem as pessoas”, disse Amanda após acompanhar o trabalho realizado por sua mãe como recepcionista no HRBA que recebe em média 2000 pessoas por dia para atendimentos médicos.


Dentro da programação, os adolescentes conheceram as instalações do HRBA, ouviram depoimentos de jovens empreendedores, como a jovem acadêmica do 5º ano do curso de jornalismo, Rayza Sousa, que iniciou sua trajetória profissional como jovem aprendiz. “O que eu passei para eles foi um pouco da dificuldade de se iniciar o processo de aprendiz, o mercado não é fácil. Eu tinha muito medo de não saber conciliar com o colégio, tinha 16 anos e estava no terceiro ano, e hoje eu falo, pra mim foi a melhor experiência da minha vida, eu não vivi muito, tenho 18 anos ainda, mais das poucas experiências foi a melhor, eu me senti importante dentro da empresa”, declarou Raiza que iniciou como Jovem Aprendiz na empresa TAM e foi efetivada como gerente administrativo após concluir o programa.


A coordenadora do CIEE, Monique Damasceno, apresentou aos adolescentes algumas das ferramentas necessárias para se inserir em um mercado de trabalho e de posse das informações muitas duvidas começaram a surgir. “Nós começamos com duas ex-aprendizes e fizemos uma apresentação sobre o que é o CIEE e como eles devem fazer para criar uma oportunidade no mercado de trabalho, falamos sobre como se comportar durante uma entrevista de emprego e vamos falar sobre como elaborar um currículo com sucesso e eles demonstram muito interesse sobre o mercado e nenhum deles nunca fez um currículo, aqui é tudo novidade e todos eles terão esse desafio e nós estamos aqui para contribuir”, frisou a coordenadora do CIEE


As inscrições para o projeto ocorreram no período de 17 a 21 de novembro e foram abertas a todos os colaboradores do HRBA que tivessem filhos dentro da faixa etária contemplada.

Fonte: Ascom Hrba

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço