Breaking News

É possível saber se o celular está sendo rastreado?

Software espião no celular


Olá, gostaria de saber se há um modo de descobrir se o celular está sendo rastreado, pois vi na net vídeos que mostram que é possível tirar fotos, ouvir o som ambiente e mais coisas. Ainda, como é possível desinstalar esse programa "espião"? Se restituir às configurações de fábrica esses e outros programas são desinstalados? PS: meu celular é android 4.4. Obrigado.

Andre Wayne

É claro que um programa espião pode, sem dificuldade, realizar essas tarefas que você descreveu. Basta acessar a câmera para tirar fotos. Tem ainda o microfone usado para gravar vídeos que pode capturar o som ambiente e também a sua própria voz durante conversas. Já a localização pode ser obtida com dados de GPS.

Ou seja, o celular está equipado com todos os sensores para criar uma ferramenta ideal de rastreamento e espionagem e não é preciso fazer nada além de usar os recursos que o próprio celular oferece. Ou seja, um programa espião não precisa ser exatamente subversivo: ele é apenas um programa como qualquer outro.

Detectar a presença de um programa espião é o principal desafio. Afinal, são softwares desenvolvidos justamente para não serem detectados, e o código espião pode estar embutido em outros programas. O ideal é o uso de um programa antivírus para Android, pois identificar programas indesejados é exatamente a tarefa deles.

Não adianta tentar observar muito o comportamento do celular. Embora alguns desses softwares espiões possam ter falhas ou "bizarrices" no comportamento que podem acabar revelando a presença deles, não há garantia de que algo assim aconteça.

Restaurar o aparelho à condição de fábrica, em que todos os aplicativos e configurações são perdidas, deverá sim eliminar o software espião permanentemente, a não ser que o programa espião tenha, de alguma forma, sido embutido no próprio firmware do celular. Nesse caso, a restauração não eliminará completamente o programa.

É também por isso que instalar firmwares de terceiros e aplicativos que não estejam na loja oficial do Android – o Google Play – é bastante arriscado.

Por outro lado, é bastante difícil que seu celular seja infectado com um desses programas espiões se você não instalar programas fora do Google Play e não deixar que seu celular seja usado por pessoas que possam ter interesse em instalar um programa espião. Lembre-se de configurar uma senha de bloqueio para impedir que seu celular possa ser usado por qualquer um. A prevenção é bem mais fácil e simples do que a correção do problema. Com um mínimo de cuidado, até o antivírus para Android é dispensável.

Senhas em arquivo criptografado
(A coluna anterior comentou sobre maneiras de guardar e gerenciar senhas)
Ao digitar suas senhas num arquivo de texto você pode, também, criptografá-lo com uma senha mestra, como faria num gerenciador de senhas; ou mesmo compactá-lo com senha, também mestra, no Winrar, renomeando como se fosse um arquivo .srt de legenda de seriado, o que chamaria muito menos atenção do que um arquivo criptografado. Assim, se manteria a salvo de pessoas com intenções duvidosas ao seu redor.

Lucas Oliveira

Lucas, seu raciocínio está correto. O grande problema com essa abordagem é a inconveniência. Será preciso renomear e descompactar o arquivo toda vez que você quiser usar uma senha que não está na sua memória. Com o tempo, esse trabalho pode ficar cansativo, porque usamos senhas a todo momento.
É um método perfeitamente aceitável para algumas senhas mais importantes ou de uso infrequente, mas não vale a pena ser paranoico demais e tomar medidas com pouco benefício e que causam muito trabalho. Claro, se você acredita mesmo que alguém próximo de você terá interesse nas suas senhas, talvez a medida se justifique.

Em todo caso, se a pessoa puder instalar um software espião no computador que você usa, ainda será possível obter esse arquivo. Então a medida só é mesmo útil em uma curiosa situação em que alguém tem acesso aos seus arquivos, mas não pode instalar programas no computador. Colocar o arquivo de senhas em um pen drive e guardar num local seguro funcionará melhor do que essa medida, já que basta retirar o pen drive para que a pessoa não tenha mais acesso.

Segurança, como foi dito na última coluna, envolve avaliação dos riscos e benefícios. Uma segurança infalível não é apenas inatingível, mas extremamente restritiva. Às vezes, ela simplesmente não vale a pena – seja porque é muito cara ou porque é muito inconveniente.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço