Breaking News

Cursos de línguas indígenas serão ofertados em janeiro


O Grupo Consciência Indígena (GCI) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) estão com inscrições abertas para os cursos de nheengatu (língua geral amazônica) e de munduruku, a serem realizados em janeiro de 2015. Para cada uma das línguas, haverá uma turma de nível básico e uma de avançado. O objetivo é que os participantes aprendam a ler, escrever e falar nessas línguas.

Os cursos têm duração total de 360 horas e são divididos em duas etapas de 180 horas cada, com aulas práticas e em sala. Ao final, serão emitidos certificados pelo Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia (PEPCA/UFOPA).

O curso de nheengatu será ministrado pelo professor Agripino Nogueira Neto, de Barcelos (AM), com assessoria do mestrando em Letras da Universidade do Estado de São Paulo (USP), Antônio Neto, tendo em vista a elaboração de um livro didático da língua para ser usado nas escolas indígenas do Baixo Tapajós; o de munduruku, pelos estudantes indígenas Mayke Krixi e Jair Boro, da etnia munduruku, oriundos de aldeias do Alto Tapajós, em Jacareacanga (PA).

Os cursos são voltados para professores indígenas e não-indígenas que atuam ou pretendem atuar em escolas indígenas na região, mas qualquer interessado pode se inscrever.

Inscrições – Aqueles que participaram da primeira edição, em julho de 2014, já estão automaticamente inscritos. Já os iniciantes podem fazer a pré-inscrição por e-mail (florencioalmeidavaz@gmail.com ou maikevieira@hotmail.com) ou pelos telefones (93) 99184-4900, 99136-2424, 99162-5341. As inscrições serão efetivadas no primeiro dia de curso. Todos, iniciantes e concluintes, devem realizar o pagamento no valor de R$ 30,00.

Aulas – As aulas iniciam-se no dia 5 de janeiro de 2015 e serão ministradas no Centro Indígena Maira, localizado na rodovia Santarém-Cuiabá, nº 3180, no bairro da Esperança, a poucos metros do Seminário São Pio X. Confira os horários das turmas:

Nheengatu

Turma iniciante (nível básico): de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h
Turma concluinte (nível avançado): de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h.

Munduruku

Turma iniciante (nível básico): de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h
Turma concluinte (nível avançado): de segunda-feira à sábado, de 19h às 21h30.


Mais informações:



(93) 99184-4900, 99136-2424, 99162-5341

Fonte: Comunicação/UFOPA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço