Breaking News

Prefeitura analisa instalação de entreposto da ZFM em área da BR-163

O município de Santarém será um dos pólos de
armazenagem de produtos fabricads na Zona Franca
de Manaus. (Foto: João Machado/G1)
Local vai facilitar acesso ao Porto da CDP. Resultado de licitação sai até o final deste semestre.

A Prefeitura de Santarém, oeste do Pará, por meio do secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Júnior, informou em entrevista ao G1, na manhã desta terça-feira (4), que considera a possibilidade de instalar o entreposto da Zona Franca de Manaus no município, em uma área na Rodovia BR-163. A área deve ser de 10 mil m² a 50 mil m².

De acordo com o secretário, ainda não há definição de local exato, mas a implantação do armazém próximo à rodovia facilitará os serviços. “A gente tem uma ideia de  que pode ficar ao longo da BR-163, devido o acesso ao Porto púbico da CDP [Companhia Docas do Pará]”, afirma.

O objetivo do entreposto é fazer com que o produto que é produzido na ZFM seja escoado por Santarém. “Com a conclusão da BR-163, então o produto em vez de ir para Belém, e por lá escoa pela [rodovia] Belém-Brasília, ele vem só até Santarém, que é a metade da viagem, e escoa pela Santarém-Cuiabá”, completa.

Mesmo considerando o local, o secretário ressaltou que a empresa que ganhar a licitação será a responsável por apresentar a área, porém, antes da instalação, será necessária a aprovação da prefeitura. “Tem que estar de acordo com plano diretor, de acordo com o planejamento que a prefeitura pretende para a cidade para os próximos anos, tem que ser aprovado pelo município”, explicou Matias.

O edital de licitação para selecionar a empresa responsável pela instalação do armazém geral foi aberto no dia 20 de janeiro. Os critérios analisados para a seleção da empresa, segundo o secretário de Estado da Fazenda do Amazonas, Afonso Lobo, serão: a melhor técnica, menor espaço de tempo, maior área, menor preço e que tiver mais experiência no ramo.

As empresas interessadas devem acessar o endereço eletrônico da Comissão Geral de Licitação do Amazonas, comprar o edital e apresentar as propostas (www.cgl.am.gov.br).

O secretário disse que a previsão é que o resultado da licitação seja divulgado até o final do primeiro semestre de 2014.

Fonte: Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço