Duplicação de rede vai evitar problemas de internet, diz Eletronorte
Empresa informou, em nota, que investimento é de R$ 8 milhões. Problemas recentes estão sendo ocasionados em Uruará.
Por meio da assessoria de comunicação, a concessionária de serviço público de energia elétrica, Eletrobrás Eletronorte, que realiza o serviço de transporte para mais de 50 provedores de internet na região norte, informou nesta terça-feira (4), que o investimento de R$ 8 milhões para a duplicação da rede que sai de Brasília (DF) até Imperatriz (MA), deverá evitar as constantes interrupções que afetam os serviços de internet nos estados do Pará, Amapá, Tocantins e Maranhão.
Segundo a nota, a ampliação entra em operação no final do mês de fevereiro de 2014. Também estão sendo ampliadas as capacidades de transmissão nos municípios de Santarém, Altamira, Tucuruí, Belém e Marabá, além de outras localidades fora do estado do Pará.
De acordo com a assessoria, a empresa reconheceu que nos meses de novembro e dezembro de 2013 foram identificados problemas de perda de pacotes, o que causou a lentidão na internet para os consumidores, mas garantiu que os problemas foram resolvidos no dia 15 de janeiro de 2014. A Eletronorte esclareceu que os problemas recentes registrados na região estão sendo ocasionados no tramoeste, especificamente em Uruará, mas já há uma equipe fazendo a manutenção no local.
Sistema indisponível
Em Santarém, os problemas de internet estão gerando muitos transtornos a órgãos públicos, empresas privadas e consumidores em geral. Para evitar ‘dores de cabeça’ com os clientes na hora de pagar a conta, algumas lojas destacaram o aviso de 'sistema indisponível' na entrada.
Os problemas atingem principalmente as agências bancárias que deixam de realizar serviços diariamente, seja nos caixas eletrônicos ou atendimento presencial. “Nós ficamos impedidos de gerar contratos que são mais pesados dentro do sistema. O cliente fica sem atendimento e muitas vezes temos que reagendar para uma outra data quando nós vamos estar com uma internet melhor”, explica o gerente da Caixa Econômica em Santarém, Rubson Santana.
O taxista Braga Santos conta a dificuldade de conseguir fazer as compras do mês. “Passei em três bancos hoje, caixa eletrônico, aeroporto, e não consegui sacar um centavo. Fico até meio constrangido, porque se passar o valor, vou ter que devolver a mercadoria”.
Segundo o presidente do Sindicato dos Dirigentes Lojistas de Santarém, César Ramalheiro, a precariedade do serviço de internet já tem gerado consequências mais graves como demissões em algumas empresas. “A gente depende da simples emissão da nota fiscal, de conhecimentos rodoviários, transações com cartões de crédito. Está inviabilizando muitos negócios e os prejuízos estão começando a gerar demissões porque as empresas perdem receitas e o que mais deixa a gente chateado, é que não existe nada concreto, como e quando, isso vai ser resolvido”.
Em 2013, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa) entrou, junto ao Ministério Público do Estado (MPE), com um pedido de esclarecimento da Eletronorte. “Está em processo de apuração e nós estamos aguardando o pronunciamento deles para realmente saber como a coisa vai se comportar daqui para frente”, concluiu Ramalheiro.
Fonte: Altamira, Belém, Eletrobrás, Eletronorte, Marabá, Santarém, Tucuruí
Nenhum comentário
Postar um comentário