Breaking News

Hospital Municipal inicia implantação do serviço de Telemedicina

Profissionais do Hospital Municipal recebem capacitação sobre serviço de Telemedicina

Profissionais do Hospital Municipal
A partir da parceria entre Prefeitura de Santarém, Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), em São Paulo, e Ministério da Saúde (MS), o Hospital Municipal de Santarém (HMS) vai contar com o serviço de Telemedicina. O projeto começou a ser implantado com a capacitação de profissionais da Unidade de Saúde nesta segunda-feira (24), no auditório do HMS. Participaram médicos, enfermeiros e técnicos da área de saúde. O treinamento ocorre até esta terça-feira (25), de 8h às 12h e de 14h às 18h, no auditório do HMS.

Segundo a enfermeira Renata Albaladejo, que atua no serviço de Telemedicina do HIAE, a ideia faz parte do Projeto Telemedicina Albert Einstein, que juntamente com o MS, vai permitir que médicos de Santarém (PA), por meio de um sistema informatizado, possam gerar imagens dos doentes e dos exames realizados para que o médico especialista, em São Paulo, possa orientar condutas médicas.

“A gestão municipal aceitou a parceria e viemos implementar o projeto para a população de Santarém, que já recebeu o aparelho de telemedicina. O equipamento ajudará nos diagnósticos para o tratamento de pacientes bastante graves”, explicou Renata Albaladejo.

Dentre as patologias que serão acompanhadas, estão as situações de urgência e emergência da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Município, como os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumatismos cranianos e infartos do miocárdio.

Atualmente o projeto de Telemedicina está implantado em 14 hospitais do Brasil. Foram realizados mais de mil atendimentos a pacientes em estado grave de urgência e emergência em UTI.

Fonte: O Impacto e CCOM/PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço