HRBA é primeiro hospital do interior com certificação de ensino e pesquisa
Segundo diretor do HRBA, em 2014, a previsão é
receber mais de 40 médicos em residência médica,
22 em residência multiprofissional e mais de 300 estagiários (Foto: Divulgação/HRBA)
Certificação foi feita por representantes do MEC e Ministério da Saúde. Em 2014, hospital terá mais de 40 médicos em programas de residência.
A Comissão Nacional de Certificação, órgão formado por representantes do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Ministério da Saúde (MS), certificou o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) como o primeiro Hospital de Ensino e Pesquisa (HE) fora da capital do Estado, em Santarém, oeste do Pará. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde e será publicada no Diário Oficial dentro de dois meses.
A visita de certificação do HRBA aconteceu na primeira quinzena de dezembro de 2013, porém o hospital atua há dois anos com práticas de ensino, quando a primeira turma de medicina foi formada em Santarém. Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do HRBA, Luiz Fernando Gouveia, a cada dois anos serão feitas visitas da Comissão Nacional de Certificação para manutenção do HRBA como HE.
Antes de o acadêmico ser recebido, diretoria realiza
integração nas instituições de ensino
(Foto: Divulgação/HRBA)
“O próximo passo agora é aguardar a homologação no Diário Oficial da União para que possamos evoluir ainda mais na formação dos profissionais em nossa região. O HRBA é referência em assistência aos usuários do SUS, não apenas no oeste do Pará, mas para outras regiões também. Além disso, dispõe de residência médica e multiprofissional em diversas especialidades. Temos diversas parcerias com instituições públicas e privadas, onde nós abrimos as portas para receber os alunos de cursos de graduação e pós-graduação”, declarou Gouveia.
Antes de receber os acadêmicos, a Diretoria de Ensino e Pesquisa do HRBA (DEP) realiza atividades de integração acadêmica nas próprias instituições de ensino superior. “Para manter a qualidade e a assistência todos os residentes, graduandos ou profissionais que virão ao HRBA para sua formação participam de uma capacitação que aborda desde o controle de infecção até os protocolos do hospital. É uma forma de acolhermos esses alunos ou profissionais. Depois os direcionamos aos serviços do HRBA para que eles iniciem a busca do conhecimento e da aprendizagem”, enfatizou o Luiz Fernando.
O diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, destacou a importância que a ceritificação tem para a região. "Hoje, os municípios de nossa região têm grande dificuldade para trazer profissionais de saúde, principalmente médicos, de outros locais do país. Precisaríamos de mais de 1.200 médicos para atender toda a população do Oeste do Pará, e temos aproximadamente, apenas 250. Existe um verdadeiro abismo entre necessidade e oferta. O efeito disso é a sobrecarga dos serviços de saúde de Santarém. Para resolvermos isso, a melhor alternativa é formamos médicos aqui e darmos a condição para que eles possam realizar a sua especialização", ressaltou.
Residência e estágio
Segundo Moreschi, em 2014, o hospital terá mais de 40 médicos em programas de residência médica, 22 em residência multiprofissional e mais de 300 estagiários de diversas áreas. "Anteriormente, os profissionais saíam de Santarém e região para se especializar e acabam por serem contratados em outros locais, não voltando. Agora, temos profissionais vindo para Santarém, fazerem a sua residência, serem contratados aqui e fixar moradia. Tenho a certeza de que esse será um passo importante para melhorar o Sistema de Saúde e beneficiar os mais de 1.100.000 habitantes dos municípios do Oeste do Pará”, conclui o diretor.
A Certificação de uma instituição como HE, segundo os próprios certificadores, deve obedecer quatro preceitos básicos: o da Assistência, Gestão, Ensino e Pesquisa.
Fonte: Santarém
Nenhum comentário
Postar um comentário