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Avante aposta em contratação de crédito on-line



O profissional do mercado financeiro Bernardo Bonjean, de 35 anos, gosta de desafios. Em 2006 foi o primeiro brasileiro amador a completar o Rali Dakar de moto – prova que voltou a percorrer em 2010. A lição aprendida na mais extensa e dura prova de automobilismo do mundo também se aplica aos negócios: “Você tem que tomar decisões muito rápido”, diz o administrador de empresas e um dos sócios-fundadores da startup de crédito on-line Avante.

No início do ano passado, Bonjean decidiu trilhar o caminho das startups. Com experiência nos bancos Merryl Lynch, Pactual e na XP Investimentos, juntou-se aos sócios Eduardo Bilman, ex-Redecard, e José Mariano Pessoa de Queiroz, ex-EBX e Banco Plural, para criar a Avante, um canal de contratação de produtos de crédito via internet.

“Para uma startup ser fundada ela tem que atacar um problema e resolver um problema. Senão vai ser mais uma”, diz o executivo, que também completou um desafio acadêmico, há cerca de um mês, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com a formação OPM (Owner/President Management Program).

O problema identificado pelos sócios era um modelo bancário baseado na oferta de crédito presencial (off-line). “O Brasil é o quarto maior mercado de e-commerce no mundo e um dos maiores usuários de redes sociais. Quando olhamos esse cenário vimos que os bancos precisam de canal alternativo”, conta Bonjean.

A Avante (acesse aqui) entrou no ar em novembro do ano passado oferecendo a contratação de consórcios on-line de múltiplos administradores. Os parceiros atuais são Consórcio Luiza – do grupo varejista Magazine Luiza -, Porto Seguro e Rodobens. Em breve, a empresa deve ganhar mais quatro fornecedores, segundo Bonjean.

No site, o internauta pode fazer simulações e contratar consórcios de imóveis, veículos, viagens, educação, festas etc. contando com o suporte de um consultor on-line. O resultado da busca exibe as ofertas e o diferencial de cada administradora permitindo que o consumidor contrate o consórcio diretamente via boleto bancário.

Para Bonjean, o modelo da Avante, seria similar ao de um site de ofertas de passagens aéreas e hospedagem onde o cliente escolhe e compra a melhor oferta de múltiplos fornecedores. “Queremos ser o Decolar do crédito”, afirma o cofundador. Em, breve,  e empresa expande sua oferta para outras modalidades de crédito.

                          Bonjean no Rali Dakar, que percorreu em 2006 e em 2010. (Foto: Arquivo Pessoal)

Métricas, missão e valores
Em três meses, a Avante gerou 100 pedidos e, fechou, recentemente sete contratos em um dia. “Um cara que vende consórcios vende quatro em um mês”, compara Bonjean. Uma das estratégias para atrair clientes é fazer campanhas de links patrocinados no Google e saber analisar o tráfego do site para gerar negócios. “Hoje gerar tráfego não é desafio. Nossa proposta de valor é saber quais são os ‘leads’ mais quentes [que serão convertidos em contratos]. Aqui a gente não gosta do ‘eu acho, mas do ‘eu sei’”, afirma.

Além do aporte dos sócios-fundadores, a Avante conta com um grupo de investidores anjo formado por profissionais com experiências nos mercados financeiro e de internet. “Eles não trazem só dinheiro, mas bastante capital intelectual (…) e ajudam a fazer as perguntas certas”, destaca o cofundador.

Além de tomar decisões rápidas, Bonjean aprendeu que antes de tirar suas ideias do papel, é preciso estruturar a empresa. “A maioria [das startups] não tem missão, visão, valor ou estratégia definidos”, observa. “Nunca tire uma ideia do papel se não tiver uma ideia definida do valor e do que você quer ser do negócio. Todas as decisões devem estar alinhadas com sua visão e seus valores senão você vai ter um barco que nunca segue em linha reta”, aconselha.

A Avante conta com uma equipe de 15 pessoas na sede, em São Paulo e busca novos talentos. “Estamos procurando pessoas jovens para formar”, anuncia Bonjean.

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