Breaking News

'Verde Que te Quero Verde' e estudantes realizam plantio no Parque da Cidade


E esse sábado (24) foi dia de plantio no Parque da Cidade. Cerca de 100 alunos do Campus Santarém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) participaram do trote solidário no espaço.

Os estudantes chegaram cedo ao local e após ouvirem as recomendações dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), realizaram o plantio das espécies que vão integrar um Sistema Agroflorestal (SAF) numa área de quatro mil metros quadrados.

A iniciativa de hoje, faz parte das ações do Projeto 'Verde Que Te Quero Verde', atividade conjunta da Prefeitura de Santarém, Semap e da Motonorte Santarém - Concessionária STIHL.

"Essa ação no parque foi um sucesso haja vista que ocorreu tudo bem. Os presentes participaram do plantio e foram orientados pelos técnicos da Semap. Esperamos que isso seja só o começo de um ciclo de novos projetos, onde a principal beneficiada será a população que ganhará espaços mais verdes e arborizados", explicou Adriana Reça, chefe da divisão de Praças e Parques.

O Sistema Agroflorestal implantado no Parque da Cidade, compreende o consórcio de mudas florestais e frutíferas que possuem entre suas diversas funções a produção semestral de culturas diferentes e o combate a pragas. A avaliação para a implantação do SAF foi feita pelos profissionais da Semap, com apoio de universitários do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Foram plantadas na atividade deste final de semana, mudas de: jatobá, café, biriba, açaí, cacau, banana, fruta do conde, caju, bacuri, cupuaçu, cedro, magno, mangueira, ipê branco e rosa, aroeira, maraçanduba, para-pará, pitomba, lanterneira e cumaru, totalizando 92 plantas.

"A iniciativa de hoje, foi excelente não somente pela participação dos alunos no plantio, mas também por promover a conscientização ecológica. Nós da Motonorte Santarém fomos parceiros na abertura das covas no dia anterior, quando foi utilizado o perfurador de solo da STIHL que dinamizou e muito o processo. A ação que levaria um dia e meio de trabalho se feita de forma manual, foi realizada em quarenta minutos com o equipamento. O trabalho continua e o projeto irá contemplar novos espaços em Santarém como a Rodovia Fernando Guilhon, a orla e a Avenida Anísio Chaves", ressaltou Flávio Pacheco, da Motonorte Santarém.

Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço