Breaking News

​Lojas MM efetuam migração do banco de dados na nuvem e implantam solução de monitoramento da Horus Solutions

Em comum acordo, os técnicos das seleções santarenas classificadas para a etapa estadual dos Jogos Abertos do Pará e a coordenação do Núcleo de Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), decidiram em reunião nesta terça-feira (27) não participar do evento que será realizado na capital do estado, Belém, de 22 a 26 de março. A fase estadual deveria ter ocorrido em 2017, mesmo ano em que foram disputadas as etapas regionais. Além disso, nos anos anteriores o governo do estado disponibilizou passagens, hospedagem e alimentação. Para a 10ª edição do Joapa, o governo só vai arcar com hospedagem (em escolas) e alimentação, deixando a despesas de passagens para cada município participante. A desistência das seleções segundo os treinadores, é uma forma de protestar contra a mudança no calendário de um ano para o outro, que eles consideram um desrespeito com os atletas.

Varejista paranaense investe em infraestrutura para ter menos indisponibilidade e trazer mais benefícios aos seus clientes.

Ciente das carências de infraestrutura local, a rede  varejista de Lojas MM decidiu por movimentar todo seu parque para a nuvem (Move to Cloud). Para isso, a companhia buscou a Horus Solutions, empresa especializada em Information Management, para efetuar a migração com segurança e baixa indisponibilidade do ambiente. Além da Move to Cloud havia a necessidade de otimização do desempenho do banco de dados, situação em que as Lojas MM tinham histórico de indisponibilidade constante de seu Gerenciador de Banco de dados PostgreSQL durante datas importantes para o comércio no varejo. Para isso, a rede optou pela solução Falcon, também da Horus Solutions. 

As empresas iniciaram a parceria em janeiro de 2017,   ”após a Lojas MM se convencer ainda na fase de negociação do projeto de que a Horus possuía o conhecimento ideal para efetuar essa transição tão complexa quanto importante para nossas operações. Os profissionais da Horus sempre procuraram entender quais eram os nossos anseios e necessidades com o projeto, e arquitetar uma solução que atendesse nossas expectativas”, afirma Fernando Silvério, Gerente de Controladoria, TI e Adm da Lojas MM. 

Implementação 

A primeira etapa do projeto destinou-se à movimentação das bases da Lojas MM para a nuvem. Como trata-se de um sistema que atende toda rede varejista, a mudança deveria ter o menor downtime possível. “Para isso, utilizamos uma solução de replicação de dados Hot-Standby no PostgreSQL que possibilitaria a migração dos dados em uma fração de tempo se comparado com o processo tradicional de backup e restauração”, afirma Vinicius Feltrin, diretor comercial e operações da Horus Solutions. Para desenvolver essa solução foram empregadas mais de 30 horas técnicas somente na construção do novo ambiente e preparação para a migração, tudo isso sem gerar qualquer tipo de interrupção dos serviços. 

Após a preparação e validação, foi executada a movimentação do ambiente onde todos os sistemas deixariam de usar as bases in site para utilizar as bases na nuvem e todo o processo gerou menos de 20 minutos de downtime para os serviços. “Além da agilidade oferecida pela solução na movimentação, oferecemos também a velocidade em desfazer a mudança caso houvesse necessidade, que ocorreria nos mesmos 20 minutos”, comenta Feltrin. 

Esta foi a maior dificuldade de implementação (transferência dos ambientes para nuvem com o menor tempo de indisponibilidade possível), “pois exigiu a elaboração de uma estratégia rebuscada de replicação e adaptação das instâncias de banco de dados, tendo em vista a coexistência e necessidade de integração constante entre os diversos sistemas”, relata Feltrin. 

Já o segundo momento foi o início do processo de revitalização do ambiente usando a solução de monitoramento da Horus, o Falcon. “Com ele, foi possível identificar pontos e horários de maior gargalo de operação e oferecer alternativas, sejam de ajuste de parametrização, ou reconstrução das consultas, a fim de otimizar os recursos disponíveis e, principalmente, garantir disponibilidade total do ambiente durante os principais momentos de venda como sábados, ou datas importantes como Dia das Mães, Black Friday, Natal, etc”, afirma Feltrin. 

A plataforma Falcon garante a saúde e a disponibilidade dos serviços de bancos de dados, além de monitorar os mesmos, detectando os problemas em potencial e antecipando as possíveis ocorrências de falhas. “O Falcon em última análise possibilita o controle efetivo e governança dos ambientes de bancos de dados e ainda contribui para redução de custos, como por exemplo de mitigação de incidentes. Com a implementação, pudemos destinar mão de obra a outros projetos, pois agora temos a segurança de que nosso banco de dados está em boas mãos. É importante ressaltar também que tudo saiu de acordo com o projeto, sem nenhuma ocorrência de dificuldade”, conclui Silvério. 

Resultados

O resultado de destaque com o projeto completo foi a movimentação para nuvem com toda segurança e menor indisponibilidade possível e, principalmente, a garantia de que a Lojas MM tenha um ambiente estável, escalável e que possa assegurar a operação de venda sem indisponibilidades, fruto da gestão preventiva oferecida pelo Falcon e de todas as melhorias implantadas. 

Entre os ganhos que a Lojas MM obtiveram com a operação destacam-se: 

Controle efetivo sobre a governança dos ambientes de bancos de dados, permitindo o seu acompanhamento em tempo real e mostrando a sua disponibilidade;
Estabilidade dos serviços do cliente evitando assim perdas por incapacidade de operação;
Otimização e aumento da escalabilidade dos ambientes para os períodos críticos de vendas;
Economia ao manter o parque do tamanho original porém com a capacidade de operação estendida;

Futuro

A continuidade da parceria entre Lojas MM e a Horus já tem um planejamento amplo, com a previsão de atividades para segmentação do ambiente, upgrade de versões, melhoria contínua dos processos e gestão ativa dos ambientes, o que fará com que o todos os serviços possuam disponibilidade total e assegurem o suporte às operações de vendas que é o principal objetivo.

Sobre a Horus Solutions

Há mais de 20 anos no mercado, a Horus Solutions é uma empresa nacional especializada em soluções de information management. Parceira oficial das maiores fabricantes de software do mercado como: SAP, IBM, Oracle e Microsoft.

Atuando em todo o território nacional e em diversos setores da economia, a empresa conta com colaboradores qualificados, experientes e certificados, levando aos seus clientes um serviço de alta qualidade em todas as áreas em que atua.

Além do licenciamento dos principais softwares de bancos de dados do mercado (SAP HANA, SAP Sybase ASE, SAP Sybase IQ, ORACLE, DB2, IDS, MS-SQL Server) e soluções de governança (IBM Infosphere Optim e IBM Infosphere Guardium), a Horus Solutions também oferece assessorias e serviços de suporte técnico especializado aos ambientes de banco de dados, incluindo segurança e gestão da informação.

Para mais informações, acesse o site: http://horusinfo.com.br/

Fonte: MFC Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço