Breaking News

Secretária de Assistência Social participa de reunião ordinária do Coegemas e da CIB em Belém


A secretária de Assistência Social de Santarém, Celsa Brito, participou na quinta-feira (22), em Belém, da 1ª reunião Ordinária do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas-Pará), e na sexta-feira (23) da reunião da Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social do Pará (CIB).

A reunião ordinária do Coegemas-Pará foi comandada pela presidente Juliena Nobre Soares, com a participação de aproximadamente 50 representantes dos demais municípios do estado, que expuseram as demandas das secretarias municipais de assistências junto aos governos estadual e federal e também sobre o alinhamento da pauta da CIB/Estadual. O Coegemas-Pará visa cumprir a missão institucional e atende a demanda imediata de gestores municipais.

A reunião da Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social do Pará (CIB) foi comandada pela titular da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Ana Cunha.

A secretária Celsa Brito considerou muito importante a participação nas duas reuniões. "É o momento em que acontece a troca de ideias, conhecer as experiências de outros municípios, e debater assuntos que serão levados para a Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social do Pará (CIB), que irá debater sobre o Co-financiamento Estadual, Benefício Eventual, Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Santarém estar presente nesses eventos é de extrema relevância, pois aproxima a gestão estadual com os municípios onde nós podemos discutir pautas que poderão ser efetivadas".

Na CIB, Santarém é representada no colegiado pelo município de Parauapebas. A Semtras participa expondo as dificuldades e anseios. A próxima reunião da CIB está marcada para dia 9 de março.

Sobre
A Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social do Pará (CIB), instituída pela Portaria Nº 0849 de 1° de junho de 1999, da Secretaria Executiva de Trabalho e Promoção Social (Seteps), é uma instância colegiada de negociação, pactuação e consenso entre os representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e gestores municipais de assistência social. Tem como objetivo viabilizar a implementação da Política Nacional de Assistência Social/PNAS, quanto aos aspectos operacionais da gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas), a fim de qualificá-la para que possa ofertar ou referenciar serviços de qualidade ao usuário no âmbito do Estado. Possui particularidades diferenciadas dos conselhos e não substitui o papel do gestor.

A CIB é constituída por representantes indicados pelo órgão gestor estadual da Política de Assistência Social e por gestores municipais indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas) - observando os níveis de gestão no Suas, a representação regional e o porte dos municípios de acordo com o que estabelece a PNAS.

Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço