Breaking News

ACS's unem forças aos Agentes de Endemias no combate ao Aedes Aegypti em Santarém


A Prefeitura de Santarém, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vem realizando um trabalho junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS's), no sentido de capacitá-los para, juntamente com os Agentes de Endemias, combater o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

Para isso, cerca de 70 ACS's participaram de uma capacitação, nas dependências do Mercadão 2000, nesta segunda-feira (19), fazendo parte das estratégias desenvolvidas pelo governo municipal, através da Semsa, no combate ao aedes aegypti. Eles receberam instruções sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, bem como identificar seus sintomas e quais os meios de se prevenir dessas doenças.

A chegada do período chuvoso e os últimos dados divulgados através do Levantamento Rápido de Infestação pelo aedes aegypti (o LIRA), feito pela Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), mostram a necessidade de todos ficarem em alerta em relação à proliferação do mosquito em Santarém. Após a capacitação, os ACS's que, assim como os Agentes de Endemias, também fazem visitas domiciliares, vão ajudar nesse trabalho de combate ao mosquito da dengue. A partir desta terça-feira (20), os ACS's estarão percorrendo os bairros da Interventoria, Diamantino, Nova República, Floresta e Vitória Régia, aproveitando suas visitas domiciliares para fazerem o trabalho de inspeção dentro e fora das residências, identificando e eliminando focos.

A coordenadora da Estratégia Saúde da Família (ESF), Estratégia Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Semsa, enfermeira Marcela Brasil, explicou que todos devem fazer sua parte no combate ao mosquito. "A Secretaria de Saúde não mede esforços no sentido de realizar capacitação e fazer a intensificação em educação e saúde dentro das comunidades, com o objetivo de diminuirmos os focos do mosquito aedes aegypti no município", salientou.

Fonte: Prefeitura de Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço