Breaking News

Parceria entre Cerest e ACS's visa traçar perfil epidemiológico de doenças do trabalho em Santarém



O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), está mantendo parceria com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) para traçar um perfil epidemiológico de doenças relacionadas ao trabalho, bem como definir estratégias de atuação no sentido de manter a saúde do trabalhador santareno. Trata-se de uma ação preventiva, realizada pela Prefeitura de Santarém, através do Cerest, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).


Para isso, os ACS's vêm recebendo treinamentos, desde a última semana, para saber identificar as doenças relacionadas ao trabalho. De acordo com o coordenador do Cerest em Santarém, Nilton Santos, o processo de capacitação tem por objetivo consolidar as ações em saúde do trabalhador na atenção básica, uma vez que é a porta de entrada dos trabalhadores acometidos por doenças decorrentes da profissão que possuem. Além disso, essa ação conjunta entre Cerest e ACS's, visa informar se o trabalho está impactando na saúde do santareno, traçando um perfil e definindo as estratégias de atuação do Cerest. Isso deve ocorrer através de capacitações junto aos trabalhadores e empregadores, e do monitoramento das empresas, para que elas possam melhorar suas condições de trabalho. "Muitos agravos relacionados ao trabalha chegam às Unidades Básicas de Saúde do município e na sua maioria não é estabelecido o nexo causal. Por isso, é importante que os profissionais estejam capacitados para reconhecer as doenças causadas pela atividade que a pessoa exerce. Em cima disso, traçamos o perfil e podemos desenvolver atividades para prevenir esses problemas", explicou Nilton Santos.

Para o coordenador do Cerest, é muito importante essa parceria com os ACS's, pois eles estão diretamente em contato com as famílias dos bairros em que atuam. "Eles conhecem mais do que ninguém as comunidades. Um profissional que é da comunidade e a representa dentro do serviço de saúde", ressaltou.


Treinamentos nesse sentido já foram realizados junto aos ACS's dos bairros da Prainha, Aeroporto Velho, Maicá, Uruará, Mararu, Urumari, Jaderlândia, Diamantino e agora a equipe do Cerest vai partir para os agentes de saúde que atuam na grande área do Santarenzinho e Maracanã, em data a ser definida.


O Cerest
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador, por meio da prevenção e vigilância.

Cabe aos Cerest promover a integração da rede de serviços de saúde do SUS, assim como suas vigilâncias e gestão, na incorporação da Saúde do Trabalhador em sua atuação rotineira. Suas atribuições incluem apoiar investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, fortalecer a articulação entre a atenção básica, de média e alta complexidade, para identificar e atender acidentes e agravos relacionados ao trabalho. Além disso, o Cerest dá suporte ao município para a operacionalização da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, no SUS.

Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço