Breaking News

Prefeitura avalia ações para minimizar danos causados pela chuva em Santarém


O prefeito de Santarém em exercício, José Maria Tapajós, convocou uma reunião de emergência com os órgãos ligados à Prefeitura visando avaliar a situação do município após a chuva da manhã desta terça-feira (27), e traçar ações para minimizar os danos.

Estiveram presentes o chefe de gabinete da prefeitura, Erasmo Maia; os secretários de Infraestrutura, Daniel Simões; de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus; de Agricultura e Pesca, Bruno Costa; além do coordenador da Defesa Civil municipal, Raimundo Trindade, entre outros.

De acordo com o prefeito em exercício, a chuva desta terça foi uma das mais fortes e com maior volume de água em curto espaço de tempo. Segundo José Maria Tapajós, em alguns bairros, o volume de chuva chegou a 50 milímetros, de acordo com o radar meteorológico do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). "Chegamos à conclusão de que teríamos que ir, imediatamente, para a rua, para levantar os pontos que foram danificados com as fortes chuvas, levantar os prejuízos de ordem pública, e apoiar aquelas pessoas que, porventura, tiveram prejuízos", afirmou.


Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), 13% das vias de Santarém contam com drenagem, índice considerado muito baixo para o porte da cidade. De acordo com o prefeito em exercício, a gestão municipal está buscando solução para essa questão. "Temos uma empresa que está diagnosticando a cidade como um todo, num projeto municipal de drenagem. Ou seja, estamos trabalhando prevendo situações que podem ser pior. O prefeito Nélio Aguiar determinou que fosse analisada a situação para que, se necessário for, decretarmos situação de emergência para buscarmos apoio do governo federal, pois o município não tem condições financeiras de arcar com medidas urgentes de infraestrutura, mesmo que sejam paliativas, mas não vai faltar esforço da parte do governo".

As equipes da Seminfra já estão nas ruas juntamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) verificando os pontos de vulnerabilidade. Quando a chuva cessar, a Seminfra deve retomar a limpeza das ruas e no sistema de drenagem. "São inúmeras ruas. Estamos pontuando os trechos mais críticos e indo para os trechos que estão com menor problema", explicou o titular da Seminfra, Daniel Simões.

A Defesa Civil municipal recebeu, somente durante esta manhã, 72 chamadas de situações de urgência. Em Santarém, há 22 bairros com aproximadamente 70 áreas de risco. A prefeitura vai trabalhar também para minimizar os problemas no trânsito.

"Tivemos alagamento e entupimento de bueiros e os semáforos que, em toda a ocasião de chuva, decorrentes de oscilação de energia, da própria água, que acaba penetrando nas caixas do sistema eletrônico e ocasiona esse problema. A equipe de manutenção não pode atuar quando a chuva está ocorrendo porque são equipamentos elétricos, mas assim que a chuva cessar, a equipe vai estar em campo para restabelecer todo o sistema", garantiu o secretário de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus.

As ações não vão se limitar à zona urbana. "Apesar de a gente ter feito um trabalho no verão na zona rural, mas a força da água da chuva tem feito com que agora tenha ficado uma situação crítica. Mas a Semap tem ido às comunidades e a gente vai trabalhar, nesse primeiro momento, as prioridades", destacou o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, responsável pela infraestrutura rural.

Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço