Breaking News

Equipes da Prefeitura trabalham para minimizar efeitos da chuva


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), tem mantido um ritmo intenso com as equipes de terraplenagem e de limpeza. Após a chuva que caiu no Município, na manhã desta terça-feira (27), as equipes começaram a trabalhar em alguns pontos críticos. (Faça o download de mais fotos aqui)

No bairro do Santarezinho, a equipe iniciou a recuperação da Tomé de Sousa, próximo a Cruzeiro do Norte. O morador José Pereira, de 70 anos, conta que hoje foi um dia atípico. "Assim é a natureza, temos que esperar a chuva passar. As equipes estão aqui no bairro e eu só tenho agradecer pelo serviço. Isso já ajuda muito a todos, até porque é linha de ônibus".


As equipes também passaram pela rua Pau Brasil no bairro da Floresta, e no bairro do Amparo. "A gente sabe dos problemas que são ocasionados com a chuva, mas eu sei também que é preciso da colaboração de todos, visto que muito lixo é jogado nas ruas e calçadas, entupindo as bocas de lobo, o que dificulta a passagem das águas da chuva. Com isso, muita gente acaba prejudicada com ruas alagadas", enfatizou Raimundo Vieira, morador do bairro da Floresta.

O titular da Seminfra, Daniel Simões, destacou sobre o sistema de drenagem da cidade. "13 % das vias de Santarém contam com drenagem, índice muito baixo para o porte de Santarém. As equipes da Seminfra continuam verificando os pontos de maior vulnerabilidade. Logo que cessou a chuva, retomamos a limpeza das ruas, no sistema de drenagem e manutenção de vias. Porém, temos nos deparado com uma situação muito preocupante que é a questão da grande quantidade de lixo jogada nas ruas, então precisamos também contar com o apoio da população", finalizou.


Semáfotos restabelecidos

A forte chuva provocou apagão em alguns semáforos da cidadde. A equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) foi às ruas e já restabeleceu o sinal dos seguintes cruzamentos:


🚦São Sebastião com 15 de Agosto
🚦Borges leal com Barão do Rio Branco
🚦Barão do Rio Branco com Rui Barbosa
🚦Rui Barbosa com Barjonas
🚦Edvaldo Leite com Sérgio Henn
🚦Moaçara com Sérgio Henn
🚦Borges Leal com Sérgio Henn
🚦Rui Barbosa com Silvino Pinto
🚦 Dom Frederico com Álvaro Adolfo


Durante a manhã, o prefeito de Santarém em exercício, José Maria Tapajós, convocou uma reunião de emergência com os órgãos ligados à Prefeitura visando avaliar a situação do município após a chuva. Na ocasião foram traçadas ações emergenciais: limpeza e desosbstrução das vias, levantamento de famílias afetadas, restabelecimento de semáforos, ações na zona rural, entre outras.


Em viagem a trabalho em Brasília, onde busca recursos para as áreas da infraestrutura e da saúde, o prefeito Nélio Aguiar destacou sua preocupação com a segurança dos moradores. "Mesmo de longe tenho acompanhado o sofrimento e os prejuízos causados pelas fortes chuvas. Temos lutado em busca de apoio para recursos financeiros para infraestrutura urbana. Uma situação como esta me deixa angustiado, pois a vontade de fazer é grande, mas não somos superiores ao mal tempo e as limitações financeiras", ressaltou.

Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço