Breaking News

Conheça a estrutura do estado do Tapajós.


Você já pensou em como seria o mapa do Brasil com mais um estado, o seu estado, o Estado do Tapajós? Esta é a maior proposta de desenvolvimento econômíco, social e político de uma região, por isso o empenho em ver este estado, que já foi sentimentalmente criado. Veja como seria a nossa estrutura.

O Tapajós é uma proposta de nova unidade federativa do Brasil, resultado do desmembramento do Pará, mais especificamente, das regiões do Baixo Amazonas e do Oeste do Pará, abrangendo 27 municípios. Atualmente, a região proposta tem os índices sociais mais baixos do país, e, caso seja criado o estado, terá 23 municípios e um PIB estimado em R$ 18 bilhões. 


Caso a proposta de criação da nova unidade da federação seja efetivada, o Estado do Tapajós teria uma extensão territorial de 728 mil km² e uma população de, quase, 2 milhões de habitantes. Os 23 municípios que podem compor o novo estado são os seguintes: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Uruará e Trairão.

Quanto à estrutura política o Estado do Tapajós terá 08 deputados federais e 24 estaduais. Pela primeira vez o hoje Oeste do Pará será representado no Senado Federal com 03 senadores.

Fonte: DESTAQUE, NOTÍCIA, ESTADO DO TAPAJÓS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço