Breaking News

Equipes de Saúde da Família são capacitadas para identificar e atuar em casos de violência doméstica


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou neste final de semana mais uma capacitação junto às equipes que atuam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Semsa. Desta vez, as equipes receberam instruções sobre como identificar e como proceder em caso de violência doméstica.



A capacitação ocorreu no auditório do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a pedido da Coordenação do Nasf, da Semsa, e contou com a participação de representantes do Conselho Tutelar, Propaz, Centro Maria do Pará e Vigilância em Saúde para direcionamentos e condutas em caso de violência intradomiciliar e intrafamiliar. De acordo com a coordenadora do Nasf da Semsa, enfermeira Marcela Brasil, trata-se de um assunto muito relevante e bastante vivenciado em Santarém. "A reunião teve a finalidade de orientar os profissionais da saúde, para que eles possam identificar os casos que devem ser notificados e os casos que devem ser denunciados. Além de ter sido um momento de conhecimento dos serviços e atribuições das entidades envolvidas, fortalecendo, assim, a rede da assistência intersetorial", ressaltou.

Ela explicou que as instruções repassadas foram de grande ajuda para capacitar as equipes que, diariamente, lidam e acompanham as famílias em situação de vulnerabilidade. "O mais importante disso, é que nossos profissionais vão saber perceber todos os tipos de violência tanto física quanto psicológica, que possam estar ocorrendo dentro das famílias acompanhadas por eles, especialmente violência contra mulheres, crianças e idosos", salientou.

Após a capacitação, os participantes têm a missão de multiplicar as informações, compartilhando, através de oficinas, com as demais equipes de saúde que atuam no município de Santarém.

Fonte: Prefeitura de Santarém - Notícias

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço