Breaking News

OAB PARTICIPA DE SESSÃO SOBRE O "MAIO AMARELO" NA CÂMARA DE SANTARÉM

A OAB-PA Subseção de Santarém, por meio da vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Dra. Mara Roberta Cardoso, e da Advogada Marnilza Moita, participou nesta terça, 2, da sessão especial na Câmara Municipal de Santarém em homenagem ao "Maio Amarelo", evento proposto pelo Advogado e Vereador Alysson Pontes.

Ambas as representantes da OAB-PA Subseção de Santarém debateram com os vereadores e representantes de instituições públicas e privadas da sociedade civil sobre trânsito e Direitos Humanos.

A Dra. Mara Roberta Cardoso, durante a sessão especial, ministrou palestra sobre "Trânsito e Direitos Humanos: por um trânsito mais humano", fazendo profunda abordagem sobre Direitos Humanos e o Maio Amarelo, pisicionando-se como Professora de Direito e como Advogada integrante da Comissão de Direitos da OAB-PA Subseção Santarém.
O Maio Amarelo é um movimento mundial proposto pela ONU. Santarém aderiu agora, mas é realizado pelo mundo afora desde o ano de 2011 e trabalha os três aspectos do Item III da Declaração Universal de Direitos Humanos: "vida, liberdade e segurança", buscando harmonicamente que "é preciso que a liberdade de ir e vir seja respeitada, mas esse ir e vir precisa observar regras de segurança no trânsito, para que o direito a vida seja garantido".
O Movimento surge a partir de um estudo da OMS apresentado à Assembléia Geral das Nações Unidas, demonstrando que somente naquele ano, 1,3 milhões de pessoas tinham morrido em acidentes de trânsito em 178 países e eram 50 milhões as vítimas sequeladas. Preocupada com esse cenario alarmante a ONU edita uma Resolução e institui que 2011 a 2020 seria a "Década de Ações voltadas à Segurança no Trânsito".

O Município de Santarém neste ano aderiu ao Movimento mundial, que a exemplo de Outubro Rosa e do Novembro Azul, visa chamar atenção para as questões do trânsito. O laço amarelo é o símbolo do Movimento, remetendo ao alerta de que "Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito". "Minha Escolha de não beber antes de dirigir, de usar sinto de segurança, usar o capacete, não atender o celular quando dirijo", etc.

Fonte: OAB SANTARÉM

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço