Breaking News

Casa Santa Luzia automatiza gestão e reduz ruptura de estoque a 3% com RMS by TOTVS

Voltada aos públicos A e B, empresa encontrou na tecnologia recursos especializados para a gestão do seu modelo de negócios.

No coração da região dos Jardins, na Alameda Lorena – em São Paulo, a Casa Santa Luzia é um grande empório voltado aos públicos A e B. A loja trabalha com um mix de produtos de alta qualidade nacionais e importados, em uma área de vendas de 2,2 mil metros quadrados e uma equipe de mais de 500 funcionários. A empresa familiar nasceu bem menor, em 1926, e o crescimento constante dos negócios sinalizou a importância de um software de gestão.

Os dois sistemas que eram utilizados não conseguiram acompanhar essa forte movimentação do Santa Luzia, momento em a diretoria buscou indicações com outras empresas do seu segmento e decidiu pela adoção do RMS by TOTVS, software especializado no setor supermercadista. Com recursos que melhor se encaixavam às suas necessidades, o ERP permitiu a flexibilidade que o empório precisava para adaptar algumas das suas atividades específicas, como a venda sazonal de cestas de Natal, que normalmente, são enviadas como presente. Nesse processo, a empresa precisa emitir notas fiscais de simples remessa, que permite o transporte individualizado do produto, mas sem constar o valor monetário para quem vai receber.

Com a implementação, os processos internos passaram por reajustes para se adequarem às melhores práticas de gerenciamento. Os pedidos de compra, por exemplo, antes eram feitos em papel e enviados ao recebimento, que os confronta apenas visualmente para checar se estavam corretos. Com o software, tudo passou a ser automatizado. Hoje, a entrada das mercadorias é feita com coletores de dados, já integrados ao RMS by TOTVS. Assim, a seção de recebimento consegue acessar os pedidos em tempo real para conferir se o produto está nas quantidades e preços em que foi comprado. Apenas essa mudança interna representou uma margem de segurança de 95% de acuracidade no controle das mercadorias.

A precisão das informações sobre o estoque foi outra melhoria bastante significativa para a Santa Luzia. A área de compras representa uma tarefa de alta criticidade para o empório, pois, se o comprador trabalhar com dados errados (por exemplo, apontar que uma mercadoria está para acabar, quando ainda tem um bom número em estoque), ele vai fazer um investimento desnecessário e, assim, perder dinheiro da empresa. Com o software, tudo passou a ser integrado, da entrada da mercadoria, passando pelo giro na loja, estoque e saída no PDV. Dessa forma, a margem de erro passou a ser de apenas 3%.

Para a tomada de decisões, o RMS by TOTVS ainda permite a extração de relatórios gerenciais, personalizados de acordo com as necessidades de cada momento da empresa. Pode-se visualizar, em poucos minutos, quais produtos não foram vendidos nos últimos 90 dias, ou a curva ABC de estoque e, até, a margem dos produtos por categorias, por exemplo. Assim, o gestor tem acesso às informações que precisa para o melhor direcionamento dos negócios.

“A nossa percepção é que a tecnologia permitiu termos a empresa nas mãos, em um cenário controlado e com ações corretivas no tempo preciso, sempre que necessário. Modernizamos a gestão de um negócio familiar sem perder a essência do que oferecemos ao nosso público final. Hoje, conseguimos olhar para frente com boas perspectivas para 2017”, comenta Azuil Lopes, diretor da Casa Santa Luzia.

André Veiga, diretor do segmento de Varejo da TOTVS, explica que esse atendimento especialista vem da cultura de segmentação da companhia. “Dividimos a nossa atuação por torres de negócios, olhando para o mercado e para os nossos times de desenvolvimento para apoiar as empresas no crescimento dos seus negócios. O objetivo é manter no nosso portfólio soluções reconhecidamente especializadas para diferentes setores, como o caso do RMS by TOTVS, no segmento supermercadista”, finaliza o executivo.

Sobre a TOTVS

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Fonte: RMA Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço