Breaking News

Final de concurso gastronômico será na praça Batista Campos

Três finalistas preparam suas receitas originais diante de jurados e público

            Estimular a criatividade e o talento na cozinha é um dos objetivos do concurso gastronômico “Chef Paulo Martins”, integrante da programação do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, que este ano chega a sua 14ª edição com o tema “Belém: 400 anos de encontros e descobertas à mesa”.
Participantes de todo o país, entre estudantes, profissionais, cozinheiras, etc. Qualquer pessoa podia se inscrever. Esse ano, a receita precisava ser uma releitura de um prato tradicional da região. Com isso, busca-se promover a criação de receitas com ingredientes locais e revelar novos talentos da culinária regional.
            Neste sábado (28), a partir das 14h, os três finalistas selecionados vão preparar seus pratos na frente dos jurados e do público que for acompanhar na praça Batista Campos. O vencedor será revelado no Jantar das Boieiras, neste domingo, evento que encerra a programação do festival. A receita que ficar em primeiro lugar vai ganhar uma inscrição para o Congresso Mesa Tendência 2016, a ser realizado em São Paulo, no período de 25 a 27 de outubro de 2016, incluindo passagem e hospedagem.
            “A cultura é algo vivo. Para se manter, precisa ser reinventada. Por isso acho extremamente válido esse movimento de inovação e renovação da nossa gastronomia, contudo, acredito que também deva haver um esforço e uma preocupação de nosso povo e de nossas instituições em não deixar a tradição morrer”, explica Joanna Martins, diretora do Instituto Paulo Martins, que promove o festival e o concurso.       
            Leonardo Modesto, vencedor do concurso de 2015, apresentou um espetinho marajoara ao pesto de castanha-do-Pará e flor de jambu, acompanhado por farofa de farinha d’água e folha de cipó d’alho. Hoje, é um dos chefs convidados do festival e participou do evento “Chefs na Praça – Comida de Criança” e da Feira dos Produtores: “Estamos com a faca e o queijo nas mãos. No caso, o tucupi e o jambu. E o bacana é que dá para fazer muita coisa. Seja criativo, teste, temos inúmeras possibilidades nas mãos. O concurso me abriu muitas portas e eu não poderia ser mais grato por essa oportunidade”, explica o jovem.
Criado pelo chef Paulo Martins, o objetivo da programação é promover a cultura gastronômica paraense por meio de seus ingredientes, técnicas e a interação entre chefs e suas diferentes especialidades. Nesta edição, o evento tem o apoio institucional do Governo Estadual do Pará por meio da SETUR e da Prefeitura de Belém, apoio e parceria do Sebrae/PA, Unama, Tramontina, Jornal e TV Liberal, Revista Prazeres da Mesa, Tim e Shopping Boulevard.

Serviço
Final do Concurso gastronômico “Chef Paulo Martins” – 14º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense
Data: 28/04/2016 (sábado)
Hora: a partir das 14h.
Local: Praça Batista Campos

---
Iaci GomesAnalista | Analyst

Temple Comunicação
Travessa Benjamin Constant, 1416. Nazaré.
66035-060 | Belém-PA
+ 55 91 3205.6500 / 98896.7215

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço