Breaking News

Santareno Helenilson Pontes assume o governo do Pará


Helenilson assume como governador em exercício
Por recomendações médicas, Jatene ficará afastado do cargo por 30 dias. O vice, Helenilson Pontes, assume o governo.
Pará - O governador do Pará Simão Jatene ficará afastado do cargo por 30 dias, sem licença médica, após ter sido submetido a um procedimento de desobstrução de artéria, realizado no Hospital do Coração, em São Paulo, no último dia 27 de fevereiro. O vice, Helenilson Pontes, assumirá a função à frente do governo estadual.

Em coletiva à imprensa realizada nesta quinta-feira (7), Pontes afirmou que a determinação do governador é que a administração pública estadual continue no seu ritmo normal, seguindo a agenda administrativa. “O governador pediu que eu assumisse a frente das inaugurações, do tratamento de obras que nós vamos lançar nos próximos 30 dias”, anunciou o governador em exercício.
De acordo com Ponte, há uma agenda marcada no Senado Federal na próxima semana. “No Senado Federal nós devemos levar a voz do Pará na discussão do Fundo de Participação dos Estados, que é um debate importante”, adiantou.

O encontro na Câmara Federal deve incluir na pauta a discussão a respeito da Lei Kandir, que diz respeito à isenção do ICMS aos produtos e serviços destinados à exportação. “A Lei Kandir também está sendo levada por nós ao presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, uma das principais preocupações do Pará”, declarou Helenilson Pontes, que deverá abordar ainda o código de mineração na reunião com o presidente da Câmara.

Saúde de Jatene
Ainda de acordo com Pontes, o estado de saúde de Simão Jatene é estável, e o período de afastamento se faz necessário para a recuperação do governador. “Ele sofreu um procedimento sério. E ninguém é de ferro, ninguém é de aço, precisa se cuidar. E o governador, dentro de 30 dias, se Deus quiser, vai estar aqui entre nós”.

Nos próximos dias, será definido se Simão Jatene voltará para o Pará ou permanecerá em São Paulo. Segundo Pontes, a comunicação com o governador é diária. “Nós estamos em contato com ele diariamente, conversando sobre as questões mais centrais do estado. Ele tem amplo conhecimento do que está acontecendo aqui, nós estamos conversando, discutindo, me aconselhando com ele diante de certas questões que exigem um posicionamento mais efetivo do governo”, garantiu.

O pedido de afastamento precisa ainda ser aprovado pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Márcio Miranda (DEM), presidente da Alepa, afirmou que até a próxima segunda-feira (11) deve receber o atestado médico e o pedido de licença do governador, que deverá ser enviado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na terça-feira (12). “O CCJ deve se reunir, dedica-se [o documento] a um relatório, esse relatório pode ser aprovado na própria quarta-feira (13)”, explicou Miranda.

De acordo com Miranda, Jatene pediu apoio ao governador em exercício. “O governador está bem, me ligou hoje de manhã pedindo para dar apoio integral ao governador em exercício Helenilson, pediu pra que o Parlamento acompanhasse todas as atividades do executivo”.

Fonte: G1 PA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço