Breaking News

SAMU realizou 1º atendimento com ajuda de helicóptero


Equipe do SAMU em preparação ao resgate de pacientes na Região do Rio Arapiuns
Dois pacientes foram resgatados da comunidade de Aminã, região do rio Arapiuns. O Serviço Móvel de Urgência (SAMU), com apoio do helicóptero que está sob a responsabilidade do Comando de Policiamento Regional – CPR I, realizou na tarde de quinta-feira, 14, o resgate de dois pacientes na Comunidade de Aminã, Região do Rio Arapiuns.
Segundo informações do SAMU, na localidade encontrava-se uma paciente, de 15 anos, (o nome não será divulgado) com complicações de no parto, tratando-se de um caso grave de eclampsia pós parto. O outro atendimento foi prestado a Charlison Cardoso, de 21 anos de idade, vítima de picada de cobra surucucu.
Por volta das 13h, uma junta clínica dirigida pelo médico obstetra Macêdo Castro e equipe aérea do CPR I se dirigiram à comunidade para o resgate dos pacientes. Segundo informações do médico obstetra, a adolescente deu à luz durante a madrugada e teve complicações após isso (convulsões).  A paciente foi entubada e trazida de helicóptero para tratamento no Hospital Municipal de Santarém (HMS). A vítima de picada de cobra recebeu soro antiofídico foi trazido para atendimento no HMS de ambu-lancha. O procedimento de atendimento aos dois pacientes e o deslocamento demorou 1h e 15min.
De acordo com informações do HMS, o estado de saúde da jovem é estável.
Obras de recapeamento são retomadas em Santarém
A Secretaria Municipal de Infraestrutura está retomando obras de recuperação em importantes avenidas da malha viária do município. Sob um convênio firmado entre a PMS e o Governo Federal via Ministério das Cidades, essas ações contemplam recapeamento e pavimentação asfálticos e construção de calçadas com meio-fio e linhas d’água.
O investimento chega a quase 11 milhões de reais, em que 10% desse total correspondem à contrapartida municipal, para trabalhos em mais de 15 quilômetros de serviços a serem executados por etapas de acordo com a expedição de Boletins de Medição (BMs) por equipe técnica composta por engenheiros, arquitetos e técnicos da Divisão de Engenharia da SEMINFRA.
Na Av. Borges Leal está sendo desenvolvida limpeza das bordas da pista de asfalto em preparação ao recapeamento da via, que será efetivado em sua totalidade no trecho entre as avenidas Cuiabá e Amazonas, na Vila Arigó, bairro Prainha, com uma extensão de cerca de 4 quilômetros. Nessa fase, o perímetro atendido está entre a Travessa Antônio Justos e a Avenida Magalhães Barata. Na Mendonça Furtado, é executado recapeamento, entre a Avenida Cuiabá e a Rua Almirante Barroso, no bairro Liberdade. Além das duas vias, a parceria inclui: Moraes Sarmento, Muiraquitã, Silvino Pinto, Turiano Meira e Barão do Rio Branco.
Semed realiza aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
A Secretaria Municipal de Educação – SEMED, realizou na sexta-feira, 15, na Casa da Cultura, a aula inaugural do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.
Na ocasião professores alfabetizadores e orientadores tiveram acesso ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. De acordo a coordenadora do Programa, professora Jecivania Maia Menezes Bezerra o objetivo do Programa é oferecer a formação continuada aos alfabetizadores.
SEMMA promove Festa Anual das Árvores e ao Dia Mundial da Água
Em comemoração a Festa Anual das Árvores e ao Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoverá o Evento “Homem, Água e Floresta”. Para finalizar a programação deste evento a SEMMA e instituições parceiras realizam na próxima terça-feira, 19, às 9h, o auditório do CIAM, Centro Municipal de Informações Ambientais a última reunião de planejamento.
Na quarta-feira, 20, a Secretaria de Meio Ambiente e as instituições parceiras promovem uma Blitz Ambiental, na Orla de Santarém (em frente ao Terminal Fluvial Turístico), à partir das 20h.
A Festa Anual das Árvores é comemorada em períodos diferentes. No Norte e Nordeste, na última semana de março; no restante do Brasil, em setembro. O principal motivo para essa distinção é que aqui, o período mais propício para o plantio é o chuvoso, no caso do Pará, de janeiro a junho. A mais tradicional forma de comemorar a data é plantando árvores. Para tal, a irrigação é fundamental. Por todas essas questões é que o governo federal criou o decreto federal de número 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, que estabelece, no seu artigo terceiro, “em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, comemorar a data em 21 de setembro nas demais regiões e na última semana de março nas regiões do Norte e do Nordeste”. Por isso, SEMMA desenvolverá a programação comemorativa A Festa Anual das Árvores e ao Dia Mundial da Água, de 21 a 23 de março, com o tema “Homem, Água e Floresta”.
ÔNIBUS SERÃO REGULARIZADOS
A Secretaria Municipal de Trânsito informa que a frota de ônibus que faz linha Maracanã-Nova Vitória não foi reduzida. A SMT convidou a empresa Perpétuo Socorro a regularizar a situação de dois veículos que faziam a linha, a secretaria não reduziu a frota de veículos que faz esta linha.


Fonte: SAMU, Santarém


Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço